Profetas da Chuva preveem quadra chuvosa dentro da média em 2024 no Ceará

28ª edição do evento ocorreu neste sábado, 13, em Quixadá; Encontro de Profetas da Chuva traz resultado de análises da natureza para indicar tempo e colheita

A quadra chuvosa de 2024 tem chances de ser dentro da média, segundo uma série de indicativos da natureza. A análise foi apresentada neste sábado, 13, no 28º Encontro de Profetas da Chuva, que acontece em Quixadá, no Sertão Central.

O encontro, realizado no campus Quixadá do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação (IFCE), é um dos mais tradicionais eventos do Sertão Central e marca o início do calendário cultural na região.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para este ano, o indicativo principal do prognóstico foi de chuvas dentro da média do Estado a partir do fim de fevereiro. Até lá, segundo os profetas que compareceram ao evento, as precipitações devem ser irregulares. 

Segundo o coordenador do evento e secretário da Cultura de Quixadá, Clébio Viriato, alguns profetas ainda estão otimistas e acreditam que as chuvas serão acima da média.

O prognóstico dos profetas é mais positivo que os indicativos de seca já mencionados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que alerta para a presença do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e influencia negativamente nas chuvas do Ceará. 

"Agora a gente há de compreender que o inverno pra Funceme é diferente do inverno do agricultor, dos profetas da chuva", explica Clébio. Para os agricultores, a chuva que ajuda nas plantações e enche cisternas já é considerada positiva. Órgãos governamentais levam em conta outros marcadores, como o aporte em grandes açudes.

"Eu acredito muito mais em quem é da terra, vive da terra, conhece as manifestações da natureza porque está ali convivendo com ela na sua intimidade", afirma Clébio. Nesta edição do encontro, 23 profetas compareceram para explicar o que preveem para a quadra chuvosa.

A maioria dos profetas são da região do Sertão Central, onde há tradição de observar a natureza para prever o tempo. No entanto, Clébio afirma que há esforços para fazer uma rede de observadores da chuva, incluindo representantes do Sertão dos Inhamuns, Cariri, Maciço de Baturité e Região Metropolitana de Fortaleza, com Maranguape.

O POVO+ | Os profetas, os cientistas e os contadores de chuva

 

Os profetas da chuva avaliam, ao longo do ano, uma série de sinais fornecidos por elementos naturais. A altura de terrenos onde formigas e cupins fazem seus ninhos e a posição de estrelas e nuvens em determinadas datas, por exemplo, são alguns indicativos.

A análise não é feita de forma aleatória, e segue critérios sistemáticos, bem definidos. Eles são passados, por tradição oral, ao longo das gerações, e aperfeiçoados no decorrer dos anos.

As estimativas dos profetas das chuva podem ser consideradas, a seu modo, complementares a análises das chamadas ciências exatas, como a realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Fundação divulgará a sua versão do prognóstico na próxima sexta-feira, 19. (Colaborou Alexia Vieira)

Mais notícias do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

profetas da chuva encontro quixada quadra chuvosa ceara previsao tempo clima

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar