Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

SSPDS destaca redução de 23,3% nos homicídios em Caucaia

Em 2021, 276 assassinatos foram registrados no município, enquanto, em 2020, 360 crimes haviam sido registrados

Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, registrou uma redução de 23,3% no número de assassinatos em 2021. Enquanto, em 2020, ano em que o município foi apontado como o mais violento do País entre aqueles com mais de 100 mil habitantes, 360 homicídios haviam sido registrados, no ano passado, 276 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIS) ocorreram, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os CVLIs incluem homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

A redução acompanha uma queda geral no número de CVLIs registrados em 2021 no Estado e nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Conforme dados da SSPDS, os municípios que integram a região tiveram em 2021 uma redução de 26,8% no número de assassinatos. Foram 908 assassinatos no ano passado, contra 1.241 registrados em 2020. Como O POVO mostrou nessa segunda-feira, 17, Eusébio se destacou entre os municípios da RMF: já são 72 dias sem assassinatos no município.

Confira abaixo os números de homicídios registrados em cada um dos municípios: 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A SSPDS destacou que as operações permanentes realizadas pelas forças de segurança — como a Domus, Sumé, Apostos e Redoma — resultaram em 1.359 capturas. Além disso, em 2021, até o dia 16 de janeiro, 10 armas de fogos já haviam sido apreendidas em Caucaia. Em declaração divulgada nesta terça-feira, 18, pela SSPDS, o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Márcio Oliveira, destacou o trabalho ostensivo realizado pela corporação na redução dos indicadores de criminalidade. 

“Esse resultado é fruto de um policiamento fixo e motorizado realizado por nossas tropas, diuturnamente, em toda a região. Em paralelo a isso, desenvolvemos operações utilizando os recursos do nosso batalhão e das nossas Polícias especializadas, que têm atuado de forma preventiva e ostensiva, sempre seguindo as diretrizes da Secretaria da Segurança que é focada no aumento da ostensividade".

Também o trabalho investigativo em Caucaia foi ressaltado pela SSPDS. "Com a reformulação do DPJM (Departamento de Polícia Judiciária da Região Metropolitana), conseguimos expandir as nossas delegacias, aumentar a qualidade de nossas prisões e ainda realizarmos exitosas operações na cidade", afirmou o delegado-geral adjunto da Polícia Civil Márcio Gutierrez. "Com isso, tivemos diversas operações exitosas que retiraram de circulação pessoas consideradas de alta periculosidade vinculadas a coletivos criminosos e ligadas diretamente nesses crimes".

Relembre outros balanços da criminalidade no Ceará em 2021:

— Redução de homicídios, chacinas e racha em facção: como foi o 2021 na segurança

— Ceará fecha 2021 com 3.299 assassinatos, redução de 18% em relação a 2020

— Forças de segurança do Estado apreenderam 7,2 toneladas de drogas em 2021

— Roubos a banco chegam ao número mais baixo no Estado desde 2014

— Roubos de cargas no Ceará têm redução de 28,57% em 2021

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar