Participamos do

Operação tenta coibir conflitos armados entre facções nas periferias de Fortaleza e Caucaia

Ofensiva foi realizada em bairros com maior incidência de conflitos entre grupos criminosos rivais
23:42 | Set. 28, 2021
Autor Luciano Cesário
Foto do autor
Luciano Cesário Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Forças de Segurança do Estado realizaram uma operação policial entre a noite dessa segunda-feira, 28, e a madrugada de hoje, 28, mirando possíveis confrontos entre grupos criminosos com atuação em bairros da periferia de Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana da Capital. A ação ocorreu no âmbito da primeira fase da Operação Redoma, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Durante a ofensiva, os agentes realizaram mais de 500 abordagens a veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais.

Segundo a SSPDS, o objetivo da operação é reprimir a ocorrência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como latrocínio e homicídio, além de proporcionar maior sensação de segurança aos moradores. Os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria e contou com a participação de agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense e equipes da Secretaria da Administração Penitenciária.

Ainda segundo a pasta da Segurança, o foco da Operação foram locais com forte incidência de conflitos armados envolvendo grupos criminosos na Capital e em Caucaia. Os confrontos, registrados com frequência maior nas últimas semanas, têm contribuído para o aumento do número de homicídios nas duas cidades. “As ofensivas foram realizadas em ruas e avenidas dispostas estrategicamente, conforme planejamento operacional, com foco no combate de homicídios e, também, aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs)”, explicou a Secretaria por meio de nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Policiais fizeram abordagens a veículos para coibir tráfico de drogas
Policiais fizeram abordagens a veículos para coibir tráfico de drogas (Foto: Ascom/SSPDS)

Somente nos bairros Bom Jardim, Messejana, Jangurussu, Conjunto José Walter e Planalto Ayrton Senna, todos em Fortaleza, os policiais realizaram cerca de 380 abordagens a veículos, dos quais 67 foram notificados por alguma irregularidade. Nos mesmos locais, o Corpo de Bombeiros vistoriou ao menos 29 estabelecimentos comerciais e notificou cinco deles por inconsistências documentais.

No município de Caucaia, as ações se concentraram nos bairros Araturi, Jurema, Metrópole, Santa Rosa, São Pedro, Primavera, Boqueirão das Araras, Catuana e Sítios Novos. A SSPDS, no entanto, não divulgou o balanço com os números específicos da Operação em relação a essas localidades.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags