Aurora: estação ferroviária é reaberta como Centro Cultural

Equipamento foi reformado nos últimos meses e inauguração ocorreu na sexta-feira, 11; Centro Cultural Aldemir Martins tem salas de exposição e biblioteca

13:45 | Nov. 12, 2022

Centro Cultural foi batizado em homenagem ao artista plástico Aldemir Martins (1922-2006), que nasceu em Aurora (foto: Helene Santos/Governo do Ceará)

O Governo do Estado inaugurou nessa sexta-feira, 11, o Centro Cultural Aldemir Martins, em Aurora, no Cariri. A cerimônia foi liderada pela presidenta do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), desembargadora Nailde Pinheiro, governadora em exercício do Ceará durante a viagem de Izolda Cela (sem partido) ao Egito para a COP 27.

Além de autoridades da cidade e do Cariri, esteve no evento a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana. Tanto Onélia quanto Nailde nasceram em Aurora.

O Centro Cultural fica na antiga estação ferroviária da cidade. O local recebeu reformas e modernização para se tornar o novo equipamento, cuja estrutura conta com salas de exposição e biblioteca. As características visuais da estação foram mantidas como preservação do patrimônio histórico de Aurora.

As obras incluíram reparos estruturais, nova pintura e climatização, na parte interna. O entorno também passou por restauro, com pavimentação de calçadas e áreas de circulação ao redor do Centro Cultural. As obras custaram cerca de R$ 860 mil e foram custeadas pelo Governo do Estado.

O Centro Cultural foi batizado em homenagem ao artista plástico Aldemir Martins (1922 - 2006). Natural do município, Aldemir foi um significativo expoente da arte naif brasileira, tendo grande influência do modernismo em suas obras de pintura, ilustração e escultura. Ele teria completado 100 anos na última terça-feira, 8.

O centenário do artista é o tema da edição 2022-2023 do Anuário do Ceará, que traz um capítulo dedicado a Aldemir e o projeto gráfico acerca do tema. 

 

Mais notícias do Ceará