Izolda oficializa presidente do TJ-CE como governadora em exercício do Ceará

Maria Nailde Pinheiro ficará a frente do Palácio da Abolição por seis dias enquanto a gestora participa de conferência no Egito

A governadora Izolda Cela (sem partido) transmitiu na manhã deste domingo, 6, o cargo para a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro, que assumirá o Executivo estadual por seis dias, entre 7 e 12 de novembro. Ela ficará interinamente à frente da administração estadual durante a viagem da gestora à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-27, no Egito.

Esta é a primeira vez na política cearense que uma mulher repassa o poder para outra no Executivo do Estado, mesmo que de maneira temporária. "Desejo sorte e ótimo trabalho à desembargadora Nailde a frente do Governo do Estado", disse Izolda em mensagem publicada nas redes sociais, na qual oficializou a governadora em exercício.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mandatária ainda destacou que, durante a agenda oficial, fará reuniões com investidores e com o Banco Mundial. "Viajo amanhã para participar da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que será realizada no Egito. Também assinarei importante acordo na área de Hidrogênio Verde", ressaltou.

Nailde assume o Governo do Ceará uma vez que o deputado estadual Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), também está em viagem.

Conforme a Constituição estadual, a linha sucessória prevê, na ausência da governadora, o exercício da chefia do Poder Executivo para o presidente da AL-CE e, em seguida, para o presidente do Tribunal de Justiça. Dessa forma, o vice-presidente da Casa, Fernando Santana (PT), não tem a prerrogativa para assumir o executivo estadual, mesmo que esteja substituindo o pedetista.

Quem também estará na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, a agenda petista no evento será cumprida a partir do dia 14 de novembro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

izolda cela conferência do clima Conferência das Nações Unidas COP-27 Egito nailde pinheiro governo do ceará nailde pinheiro governadora

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar