Após denúncia ao MPF, IFCE adia resultado de concurso público

Segundo empresa que organizou a seleção, resultados foram adiados devido ao adoecimento de membros da banca avaliadora;

01:58 | Fev. 04, 2022

Por: Lara Vieira
Resultados deveriam ser divulgados até o dia 12 de janeiro (foto: IFCE)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) divulgou o adiamento oficial dos resultados preliminares referentes ao concurso público para servidores docentes e técnico-administrativos. O anúncio veio após denúncia realizada ao Ministério Público Federal (MPF), referente ao atraso na divulgação das classificações.

Em nota, o Instituto declarou que somente após a apuração dos fatos será autorizada a divulgação dos resultados preliminares, do novo cronograma e do prosseguimento para as etapas seguintes do concurso. Os resultados da seleção, que teve aplicação em 10 de dezembro de 2021, deveriam ser divulgados até 12 de janeiro.

A data, definida em edital, não foi cumprida. Dessa forma, diversos candidatos descontentes manifestaram-se em redes sociais sociais e na Ouvidoria da Instituição. Ainda em janeiro, o MPF encaminhou questionamentos ao IFCE a respeito dos concursos públicos.

Em resposta, o IFCE declarou que realizou reuniões com representantes do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pela organização do concurso, para notificar acerca das manifestações e esclarecer os fatos relatados.

Segundo a Instituição, o Idecan justificou o atraso informando que membros das bancas examinadoras das provas de conhecimentos gerais contraíram Covid-19. Esse déficit impactou a análise dos recursos às questões e a consequente divulgação dos resultados preliminares. Com a interferência do MPF, o IFCE solicitou a suspensão definitiva da publicação de resultados dos editais até que a análise dos manifestações seja concluída.

"Ratificamos que, somente após a apuração integral dos fatos, será autorizada a divulgação dos resultados preliminares, do novo cronograma e o prosseguimento para as etapas subsequentes do certame. Dessa forma, o IFCE reitera seu compromisso em colaborar integralmente com todas as solicitações do MPF, garantindo a transparência e a lisura do certame", divulgou a instituição em nota.

Mais notícias do Ceará

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui