Caixa-preta de voo da Voepass gravou gritos e pedido do copiloto, diz jornal
Pedido do copiloto, gritos dos passageiros e som do impacto do avião teriam sido registrados, disse a TV Globo. Cenipa nega divulgação de dados
Ao perceber que o avião perdia sustentação, o copiloto do voo 2283 da Voepass, que caiu em Vinhedos (SP), teria reforçado que era preciso “dar potência” na aeronave. A informação foi divulgada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, que teve acesso às transcrições da caixa-preta do avião.
Segundo o telejornal, um minuto antes da aeronave despencar, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva teria questionado o que estava acontecendo. A caixa-preta também teria gravado sons de gritos dos passageiros, além do estrondo do impacto do avião contra o chão.
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Os dados e áudios da caixa-preta foram obtidos pelo Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na última segunda-feira, 12. No mesmo dia, a Força Aérea Brasileira (FAB) estimou que divulgaria um relatório preliminar do acidente aeronáutico em 30 dias.
No domingo, 11, o brigadeiro Marcelo Moreno, representante do Cenipa, enfatizou que a divulgação dos diálogos gravados poderia prejudicar a investigação, constranger familiares e estimular especulações sobre o acidente. Ele não especificou de que forma isso poderia acontecer.
Nesse sentido, a divulgação do conteúdo dos áudios, por parte da TV Globo, foi negada pelo Cenipa. Em nota, o órgão disse que nenhum veículo jornalístico obteve acesso aos “áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo”. Confira a nota na íntegra mais abaixo.
Caixa-preta do voo 2283 da Voepass: saiba detalhes
Antes da divulgação da TV Globo, Marcelo Moreno declarou, na terça, 3, que os gravadores do voo 2283 haviam registrado, com sucesso, informações sobre os últimos momentos dos passageiros antes da queda do avião.
O chefe do Cenipa explicou que as caixas-pretas eram do tipo Cockpit Voice Recorder (CVR) — que grava as comunicações de rádio, os sons da cabina, as vozes dos pilotos e o ruído do motor — e Flight Data Recorder (FDR) — responsável por monitorar altitude, velocidade e direção.
“No CVR está sendo realizado um estudo minucioso dos diálogos e sons estabelecidos na cabine e com o controle do espaço aéreo”, explicou Marcelo.
“Ainda, por meio do CVR, devem ser identificados os possíveis alarmes sonoros, cuja pesquisa pode requerer, se necessário for, uso de software de análise espectral do som”, acrescentou.
Quanto ao FDR, “busca-se, após a extração e obtenção das informações gravadas nas caixas-pretas, a conversão dos dados eletrônicos binários em unidade de engenharia”.
Caixa-preta do voo 2283 da Voepass: leia nota do Cenipa
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), assegura que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08).
O CENIPA destaca, ainda, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944.
Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como pelo respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente.”