Enem 2021: candidatos acham prova 'extensa' e não notam interferência do Governo

Hoje, 21, ocorreu o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os candidatos acharam a prova 'extensa' e não notaram interferência do Governo Federal no conteúdo do exame; atualizada às 22h30min

Hoje, domingo, 21, ocorreu o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os candidatos não notaram interferência do Governo Federal no conteúdo, que teve como tema da redação "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Em relação à dificuldade do exame, os estudantes acharam a prova 'extensa', com longos enunciados. O POVO entrevistou estudantes na saída do campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza.

Bruna Sousa, de 24 anos, relata ter ficado apreensiva quando surgiu a polêmica sobre interferência política nas questões, mas não notou nada assim no exame. Sâmia Carla da Silva, de 16 anos, afirma também ter ficado preocupada, mas não identificou interferência na prova. Já Emilly Campos, de 16 anos, acredita que houve 'um pouco' de interferência federal no exame. "Acho que acabou que interferiu um pouco na prova, ficou ruim", disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na transmissão do O POVO de correção da prova, o professor Sousa Nunes, responsável pela área de Linguagens, declarou que não houve grandes mudanças. "No final, a gente teve que aprender mais alguma coisa sobre notícias relacionadas com um certo 'terrorismo' em torno da prova. (...) A prova não veio tão diferente quanto se imaginava. O estilo permanece o mesmo e as temáticas tiveram uma variação, inclusive a Era Vargas chegou a ser cobrada", declarou.

A suposta interferência federal no Enem 2021

Há quase duas semanas, o Ministério da Educação (MEC) enfrenta uma série de problemas desde que funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem, pediram exoneração em massa, diante de denúncias de influência política na prova. ⁠ 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou de culto na manhã deste sábado, 20, na Igreja Apostólica Novidade de Vida, no bairro Sapiranga, em Fortaleza, e negou que haveria interferência.

O ministro, no entanto, atribuiu os pedidos de exoneração a um problema com o recebimento da chamada Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) pelos servidores que elaboram as provas do Enem. Segundo Ribeiro, um "grupo pequeno" e "altamente politizado" da instituição ficaram incomodados com "uma questão de governança".

Primeiro dia do Enem 2021: prova 'extensa'

A candidata Emilly Campos também contou sobre a dificuldade do exame, que muitos acharam 'extenso'. "Eram 90 questões, mas talvez 90 virassem 180, por causa dos textos. Estavam bem gigantes. Era uma prova muito ambígua. Muitas questões pareciam [os itens] ser todos certos ou todos errados", relata. Para Joedson Santos, de 17 anos, o tema da redação foi desafiador. 

Bruna Sousa ainda comentou sobre o cansaço pós-prova. Apesar de ter feito o exame outras vezes, considerou a edição de 2021 mais cansativa. "Achei os textos muitos extensos, mais do que das outras vezes", explica. 

"As questões de Português se alongaram demais. Muitas questões e muito texto", destacou Paulo Roberto Ramalho, de 17 anos.

Já Sâmia Carla, que saiu mais cedo que os demais, achou a prova 'tranquila'. "Eu cheguei extremamente ansiosa, porque é a primeira vez. Você fica perdido com o tamanho do lugar, mas foram profissionais totalmente capacitados, foi tranquila a prova, consegui terminar a redação, as questões, agora é só esperar o resultado", comenta. 

Redação O POVO com informações da repórter Gabriela Custódio

Enem 2021: assista ao vivo à correção da prova

A partir das 20 horas (horário de Brasília) de hoje, domingo, 21 de novembro (21/11), O POVO realizará correção ao vivo das provas do primeiro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A transmissão contará com participação de professores do colégio Farias Brito e você pode assistir em três lives simultâneas no Facebook, Twitter e no canal no YouTube. O tempo de duração previsto para a correção é de duas horas.

Enem 2021: assista ao vivo à correção da prova

Transmissão estará disponível a partir de 20h e você pode assistir clicando no player logo abaixo ou pelo YouTube do O POVO, clicando aqui.

Neste domingo, primeiro dia do Enem 2021, ocorre a aplicação do caderno de Linguagens e Código e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Os candidatos também fazem, hoje, a redação, cujo tema foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

No próximo domingo, dia 28 de novembro, também haverá correção do segundo dia de provas, quando será aplicado o caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Ao todo, nove professores farão parte das lives para comentar cada questão, assim como o tema da redação deste ano.

Correção ao vivo do Enem 2021: onde assistir

Quando: dias 21 e 28 de novembro, às 20h

Onde: perfis do O POVO no Facebook, Instagram e canal no YouTube

Enem 2021: veja a seguir a lista de professores participantes das correções

21/11 - Primeiro domingo de prova

  • Redação - Prof. Daniel Victor
  • Linguagens- Prof. Sousa Nunes
  • Ciências Humanas - Prof. Nilton Sousa (História)
  • Ciências Humanas - Prof. Adriano Bezerra (Geografia)
  • Ciências Humanas - Prof. João Saraiva (Filosofia/Sociologia)

28/11 - Segundo domingo de prova

  • Matemática - Prof. Fabrício Maia
  • Ciências da Natureza - Prof. Antonino Fontenelle (Química)
  • Ciências da Natureza - Prof. João Karllos (Biologia)
  • Ciências da Natureza - Prof. Artur Henrique(Física)

Enem 2021: mais sobre o exame

>> Enem 2021: data da prova, horário, local e tudo sobre o exame

>> Enem 2021: veja as provas antigas e os gabaritos do exame

>> Enem 2021: veja como utilizar as notas da prova

>> Enem 2021: veja perfis nas redes sociais que ajudam no estudo para prova

>> Enem 2021: cinco aplicativos grátis que ajudam nos estudos para o exame 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Enem 2021 enem interferência Enem 2021 governo federal Enem bolsonaro enem prova do enem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar