Quer começar a surfar em Fortaleza? Dicas de surf em alta após Olimpíadas

Trazendo campeões mundiais e conquistando a medalha de ouro nas Olimpíadas, o surf ganha cada vez mais espaço no Brasil. Confira a trajetória nos Jogos de Tóquio e dicas para quem quer começar a surfar em Fortaleza, no Ceará

Com a conquista da medalha de ouro do brasileiro Ítalo Ferreira nas Olimpíadas de Tóquio, a popularidade e o interesse pelo surf cresceu sem precedentes no País. Antes mesmo do início da competição, o Brasil já era considerado o grande favorito do esporte por trazer campeões que lideram o ranking mundial.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na categoria masculina, além do - agora medalhista olímpico - Ítalo Ferreira, o surfista Gabriel Medina, bicampeão mundial, chegou perto de conquistar medalha ficando em quarto lugar, em um resultado repleto de polêmicas devido à avaliação nas notas de Medina.

Apesar de Ítalo Ferreira ter conquistado o ouro em um placar folgado de 15,14 contra 6,60 do adversário japonês Kanoa Igarashi, o surfista brasileiro enfrentou problemas durante a competição final como a sua prancha quebrando na primeira tentativa de manobra no mar turbulento de Tsurigasaki, no Japão.

Para o surfista e campeão cearense José Wilton da Silva, mais conhecido como "Itim Silva”, a inclusão do surfe como esporte olímpico e, sobretudo, a conquista da medalha de ouro para o Brasil, representa um avanço significativo na projeção do surf, que já passou por muito preconceito para conseguir espaço e reconhecimento.

“Nosso esporte já foi muito discriminado e um nordestino ser um dos responsáveis nesse processo de crescimento nos deixa muito felizes e encorajados de seguir sonhando, principalmente sendo o Ítalo Ferreira que foi um profissional que eu já tive a oportunidade de competir”, destaca Itim Silva.

Dicas para quem quer começar no surf

Para quem deseja aprender a surfar, a principal dica do instrutor de surfe Luiz Gustavo é a de procurar uma escola que forneça profissionais de educação física. Ele ressalta a importância de ser acompanhado por pessoas que entendam de anatomia humana e biomecânica, pois é fundamental para um esporte radical como o surfe que trabalha com todos os grupos musculares e que desenvolve a coordenação motora.

“Quando eu comecei a surfar há trinta anos, eu fui no 'achismo' de ir tentando entender o que meu corpo pedia para eu melhorar. Para quem quer começar no surfe atualmente, a realidade é outra. Tanto no acesso de informações, quanto no cuidado que deve existir com a individualidade de cada pessoa para começar nesse esporte”, afirma Luiz Gustavo.

Os cinco principais cuidados

  1. Conheça bem o local escolhido para surfar
  2. Use sempre a corda de segurança da prancha
  3. Conheça medidas de prevenção de afogamento
  4. Faça manutenção regular da sua prancha
  5. Em caso de tempestade, saia do mar

Principais modalidades do surf

Shortboard

O shortboard foi o escolhido para os Jogos Olímpicos. A modalidade é a mais popular do surf e conta com atletas mundialmente conhecidos. As pranchas variam de tamanho entre 5 pés (equivalente a 1,52m) até 7 pés (2,13m), de acordo com o peso e altura do atleta.

Windsurf

O windsurf é uma mistura de surfe com velejo, pois utiliza uma prancha com uma vela acoplada, como as usadas nos barcos. A vela costuma ter entre dois a cinco metros de altura.

Kitesurf

O kitesurf é um tipo de pipa que fica preso em um acessório chamado de trapézio que, por sua vez, deve estar acoplado à cintura. Em cima da prancha, o praticante vai se divertindo enquanto usa a pipa para direcionar o vento e realizar manobras em velocidade.

Stand UP Paddle

O stand UP paddle nada mais é do que uma prancha bem grande e grossa usada em conjunto com um remo para ajudar na locomoção. É possível entrar em ondas e manobrar, utilizando da estabilidade do equipamento.

Como escolher a prancha ideal

Na hora de comprar uma prancha, critérios como o peso de quem pratica e o local escolhido para surfar são pontos fundamentais nesta escolha. Além disso, as pranchas maiores sempre são as mais indicadas para iniciantes por permitirem mais estabilidade e serem mais flexíveis.

Porém, apenas um profissional de surfe saberá indicar quais as formas e tamanhos certos para as necessidades específicas de cada pessoa e modalidade.

Onde aprender a surfar em Fortaleza (Ceará):

PF Surf School

Endereço: Av. Zezé Diogo, 3070, Praia do Futuro
Telefone: (85) 3262.0992/ 99667.0546
Instagram: @pfsurfschool

Itim Silva Surf School

Endereço: Moura Brasil - Fortaleza-CE
Telefone: (85) 99717.0678
Instagram: @itimsilvasurfschool

WF Escola de Surf

Endereço: Praia da Leste-Oeste
Telefone: (85) 99793.3642
Instagram: @wfsurfschool

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

surf surf em fortaleza surf no ceará olimpíadas surfe olimpíadas surf ítalo ferreira gabriel medina olimpíadas surfe

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar