Ítalo Ferreira, o campeão olímpico que começou surfando com uma tampa de isopor

O brasileiro ganhou o ouro no surfe na Olimpíada e se tornou o primeiro surfista no lugar mais alto do pódio na estreia da modalidade na competição

Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico do surfe, começou a domar as ondas usando como prancha uma tampa de isopor da caixa térmica em que seu pai guardava os peixes que vendia. Anos depois, o atleta de 27 anos conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos de Tóquio-2020 nesta terça-feira, 27, nas ondas de Chiba, a 100 quilômetros da capital japonesa.

As ondas de Chiba são menores, com vento e às vezes "mais lisas" do que as de outros locais de competição e semelhantes às de Baía Formosa, sua cidade natal no Rio Grande do Norte, disse Ítalo em entrevista à AFP antes dos Jogos. "Para mim não muda muito, já tenho experiência e malícia para surfar nessas condições”, afirmou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: É ouro! Após quebrar prancha, nordestino Italo Ferreira vence final do surfe

Desde a infância, as pranchas melhoraram em qualidade e os troféus se acumularam. "Um dia um primo me deu uma prancha quebrada, mas era suficiente e melhor do que isopor. Aí meu pai me comprou uma prancha, ele pagou com um peixe e o resto em dinheiro. A partir daí comecei a surfar um pouco mais", lembra o surfista.

"Viemos de lugares onde temos que nos superar. Cada vitória dá muita garra, muita perseverança, isso nos torna mais profissionais, nos dá mais vontade de vencer", disse ele. Até a adolescência, ele via o que agora é sua profissão como um hobby. Mas passou a disputar torneios locais, aos quais às vezes entrava pedindo dinheiro em mercados e farmácias, e Luiz "Pinga" Campos, renomado descobridor de surfistas, notou seu talento.

LEIA MAIS: Cidade natal de Italo Ferreira faz carreata em comemoração ao ouro do surfista

"Foi quando percebi que poderia ir mais longe se me dedicasse totalmente e, assim, cada vez que vencesse um campeonato, poderia ajudar meus pais”, lembrou Ítalo. As expectativas se confirmaram: aos 10 anos, venceu um torneio local, aos 14 se tornou bicampeão mundial Pro Junior, em 2014 foi campeão brasileiro, em 2015 foi admitido na World Surf League (WSL) e em 2019 se tornou o terceiro brasileiro a conquistar o título mundial, depois de Gabriel Medina (2014 e 2018) e Adriano de Souza (2015).

Clique na imagem para abrir a galeria

Disputando a final contra o japonês Kanoa Igarashi, Italo ganhiu a medalha de ouro com 15,14 pontos, enquanto o anfitrião teve 6,60. Nos primeiros minutos da final, Italo chegou a quebrar a prancha que usava para fazer as manobras. Ele recebeu um equipamento reserva da equipe de apoio e seguiu na disputa.

Em entrevista ao SporTV após a final, o surfista se emocionou: "eu só queria que minha vó estivesse viva para ver isso; para ver o que me tornei", disse. "Queria voltar para dar um abraço grande em cada um de vocês. Não só na minha família, mas em todos os brasileiros. Valeu a pena. Obrigado pela torcida", completou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

olimpíadas de tóquio olimpíadas de tóquio 2021 olimpíadas 2021 tóquio 2021 olimpíadas italo ferreira história

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar