Oscilante, Fortaleza BC encerra 1º turno com vaga nos playoffs do NBB ameaçada

Após início ruim, com quatro derrotas nos primeiros quatros jogos pela Liga, Carcalaion contou com força como mandante para se recuperar na competição, mas desempenho ruim como visitante impediu que time se consolidasse na zona de classificação à próxima fase da competição

O Fortaleza Basquete Cearense encerrou o primeiro turno da temporada 2021/2022 do Novo Basquete Brasil (NBB) na 12ª colocação — última posição que garante vaga nos playoffs da Liga. Com quatro derrotas nos primeiros quatros jogos pela Liga, o Carcalaion contou com força como mandante para se recuperar na competição, mas o desempenho ruim como visitante impediu que time se consolidasse na zona de classificação à próxima fase da competição.

A oscilação de desempenho da equipe tricolor no jogos dentro e fora de casa no NBB fica evidente quando comparado os números das duas campanhas. Atuando sob os seus domínios, no ginásio do Centro de Formação Olímpica (CFO), o Fortaleza BC acumulou cinco vitórias e três derrotas em oito partidas. Nos duelos como visitante, o time comando pelo técnico Alberto Bial venceu apenas um confronto, no duelo histórico diante do Cerrado-DF — e sofreu sete reveses. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após o início ruim na competição, a evolução do escrete tricolor pôde ser observada na sequência de cinco vitórias consecutivas como mandante — triunfos sobre Caxias do Sul-RS, União Corinthians-RS, Paulistano-SP, Corinthians-SP e Rio Claro-SP, a última, por W.O —, sendo derrotado novamente apenas para o Franca-SP, líder da competição com 100% de aproveitamento.

Com elenco reformulado em relação à última temporada, a oscilação do Carcalaion no NBB também pode ser explicada pela falta de entrosamento da equipe. Um dos destaques do time, o ala Mãozinha foi contratado com a Liga em andamento e tem apenas seis jogos na competição. O camisa 45 tricolor acumula números expressivos, tendo a maior média de rebotes por jogo no NBB (10,83), além de ter a segunda maior média de pontos marcados entre os jogadores do FBC (13,17).

Os desfalques nos últimos três jogos, provocados por casos de Covid-19 no elenco, também dificultaram a caminhada do Carcalaion no NBB. No duelo diante do Brasília, cinco atletas testaram positivo para novo coronavírus e desfalcaram o time, entre eles, peças importantes, como os alas Morillo e Holloway, e o pivô Richard Granberry.

Um dos líderes do Fortaleza, o armador Davi Rosseto falou sobre o desempenho da equipe e projetou quais as mudanças que Carcalaion precisa fazer para conseguir uma campanha melhor no segundo turno do NBB.

"Nossa equipe mostrou o brio que tem. Mais do que parte técnica e tática, que a gente sabe que precisa evoluir, foram quatro prorrogações (na vitória contra o Cerrado-DF), hoje vir aqui e fazer uma partida de recuperação, sem dois dos nossos principais jogadores, Holloway e Morillo, acho que o torcedor do Fortaleza está bem representado. Agora precisamos corrigir bastante coisa para no segundo turno juntar esse brio com alguns detalhes técnicos e táticos para termos uma campanha melhor do que essas seis vitórias e dez derrotas que tivemos no primeiro turno", disse o jogador após a derrota diante do Brasília no encerramento do 1º turno.

Com a pausa do NBB para a disputa da Copa Super 8, o Fortaleza BC terá duas semanas de preparação antes do início do segundo turno. O escrete tricolor volta à quadra no dia 26 de janeiro, às 19 horas, quando enfrenta a Unifacisa-PB, em Campo Grande (PB).

Confira detalhes da campanha do Fortaleza Basquete Cearense no 1º turno do NBB

Número de jogos: 16
Vitórias: 6 (10º na Liga)
Derrotas: 10 (5º na Liga)
Pontos marcados: 1154 (11º na Liga)
Pontos sofridos: 1262 (15º na Liga)
Saldo de pontos: -108
Vitória com maior diferença de pontos: Fortaleza BC 78 x 66 Corinthians
Derrota com maior diferença de pontos: Fortaleza BC 64 x 110 Franca

Líderes de estatísticas do Fortaleza BC

Maior pontuador: Morillo - 209 (14.93 por jogo)
Maior número de pontos em um único jogo: Murillo - 32 (no duelo diante do Cerrado-DF)
Maior número de rebotes: Ansaloni - 96 (6,83 por jogo)
Líder de assistências: Davi Rosseto - 65 (4,33 por jogo)
Bolas recuperadas: Morillo - 21 (1.50 por jogo)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza Basquete Cearense FBC Fortaleza Bc NBB Novo basquete Brasil primeiro turno nbb fortaleza nbb primeiro turno

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar