Fortaleza e Ceará são top-4 em média de público da Série A na era dos pontos corridos
Levantamento traz dados de 2003 para cá. Ao todo foram 12 edições com a participação de ao menos um dos dois na elite
Fortaleza e Ceará figuram entre as maiores médias de público na história da Série A do Campeonato Brasileiro desde 2003, ano em que a primeira divisão passou a ser disputada em pontos corridos e não mais em formato misto com adição de mata-mata na fase final da competição.
Em levantamento realizado pelo pesquisador João Ricardo Oliveira para o portal Verminosos por Futebol, Tricolor e Alvinegro ocupam a 3ª e 4ª posições no ranking das melhores médias de público da Série A na era dos pontos corridos. Os clubes cearenses ficaram atrás apenas de Flamengo e Corinthians, duas das maiores torcidas do país.
Na era dos pontos corridos, o Brasileirão já teve 22 edições com presença de público — exceção feita a 2020, quando a competição foi disputada sem torcedores nos estádios em razão da pandemia de Covid-19.
Vantagem para o Leão do Pici, que figura em terceiro, com 26.289 de média, e somou durante suas dez participações na elite do futebol brasileiro neste século XXI cerca de 4,39 milhões de torcedores em jogos realizados na capital alencarina.
Leia mais
-
Ceará avalia contratação do lateral Zeca após indicação de Mozart
-
Vice-artilheiro do Ceará em 2025, Galeano se despede do clube: "Grande orgulho"
-
Tinga encerra passagem pelo Fortaleza e acerta ida para o Coritiba
-
Lourenço é anunciado pelo Goiás e deixa o Ceará após dois anos
-
Racing tem interesse em Mancuso, diz jornalista argentino
Já o Vovô, detentor da quarta maior marca, tem uma média de 25.060 de público no estádio durante suas oito participações na primeira divisão de 2003 para cá. Além disso, o Ceará levou pouco mais de 3 milhões de torcedores para as partidas que realizou como mandante.
No entanto, a edição de 2026 do Brasileirão não contará com a participação de Ceará e Fortaleza após oito anos com pelo menos um dos dois clubes representando o Estado na elite. Ambos os clubes tiveram na temporada de 2025 campanhas insuficientes para se manter na Série A e foram rebaixados para a segunda divisão.
Juntos na Segundona:
Ceará e Fortaleza disputarão juntos a competição pela primeira vez desde 2009. Naquela oportunidade, o Vovô conquistou 68 pontos, ficou em terceiro lugar e garantiu o acesso ao lado do campeão Vasco, do vice Guarani e do quarto colocado Atlético-GO.
O Leão, por sua vez, ficou na 18º posição, com 38 pontos, e foi rebaixado para a Série C de 2010. Juventude, Campinense e ABC também tiveram desempenho abaixo e ficaram entre os quatro piores times do campeonato.
Confira os clubes com as dez maiores médias de público na Série A por contos corridos:
- Flamengo - 30.523
- Corinthians - 27.937
- Fortaleza - 26.289
- Ceará - 25.060
- São Paulo - 24.626
- Bahia - 23.581
- Palmeiras - 22.538
- Cruzeiro - 20.694
- Grêmio - 20.399
- Atlético-MG - 19.614
*Dados do portal Verminosos por Futebol