Casamento reatado: Ceará oficializa a contratação de Vina até o final de 2026

Casamento reatado: Ceará oficializa a contratação de Vina até o final de 2026

Identificado com o Vovô e sua torcida, o meia-atacante de 34 anos brilhou no clube em 2020, quando foi o artilheiro e garçom do time, com 23 gols e 19 assistências

Ele voltou. Após mais de dois anos longe, Vinícius Goes, o Vina, acertou seu retorno ao Ceará, com vínculo firmado até o final da temporada de 2026. Ídolo da torcida alvinegra, o meia-atacante tem forte identificação com o clube de Porangabuçu, onde viveu a melhor fase da carreira, em 2020, quando marcou 23 gols e deu 19 assistências.

O anúncio oficial da contratação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 31. O jogador de 34 anos é o primeiro reforço do Alvinegro nesta janela de transferências.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Mesmo quando deixou o Vovô, no início de 2023 — ano em que a equipe disputou a Série B após o rebaixamento na temporada anterior —, Vina corriqueiramente se declarava ao time cearense por meio de suas redes sociais. Fotos assistindo aos jogos e comemorando vitórias do Alvinegro eram gestos comuns do camisa 29.

Em seu período longe de Porangabuçu, defendeu o Grêmio e teve passagem pelo futebol da Arábia Saudita, onde defendeu Al-Hazm e Al-Jubail. No meio deste ano, após o fim do vínculo, ficou livre no mercado e resolveu voltar para o Brasil. Automaticamente, as especulações de um acerto com o Ceará passaram a ganhar força.

Após junho e alguns dias de julho, o Vovô resolveu, oficialmente, abrir negociações com o meia-atacante de 34 anos. As conversas foram rápidas e o acerto foi concluído sem nenhum tipo de novela. Com a parte financeira alinhada e a assinatura de contrato, o Alvinegro oficializou a contratação.

O ápice e a queda de Vina no Ceará

O ano de estreia de Vina pelo Ceará não poderia ter sido melhor. Em 2020, emprestado pelo Atlético-MG, o camisa 29 tornou-se o protagonista do elenco, sendo o artilheiro da temporada, com 23 gols, e também o garçom, com 19 assistências. Conquistou a Copa do Nordeste e teve ótimas atuações na Série A, estando presente na seleção do torneio.

No ano seguinte, acertou em definitivo com o Alvinegro e continuou tendo papel importante no time, embora os números tenham sido menos impactantes: 11 gols e seis assistências em 55 jogos. A derrocada aconteceu em 2022, quando tudo deu errado para o Vovô.

Naquela temporada, o time amargou eliminações vexatórias e protagonizou uma campanha horrível no Campeonato Brasileiro. Além de brigas internas no elenco e casos de manipulação de apostas – como o do lateral Nino Paraíba –, o final não poderia ser diferente: rebaixamento à Série B e crise.

Embora muito identificado com a torcida do Ceará, o clima entre Vina e os alvinegros não foi positivo no início de 2023. Em meio a vaias e discussões, além da questão financeira, já que o Vovô teria uma drástica redução em sua folha salarial, o camisa 29 foi negociado com o Grêmio. Posteriormente, o jogador foi vendido para o Al-Hazm, da Arábia Saudita.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar