Maurício Souza é demitido de time de vôlei após caso de homofobia

O atleta da seleção brasileira de vôlei foi demitido hoje, 27, do time em que atua devido aos comentários homofóbicos. Demissão de Maurício Souza ocorreu após novo posicionamento do jogador

O atleta da seleção brasileira de vôlei Mauricio Souza foi demitido hoje, 27, do time em que atua, o Minas Tênis Clube, após comentários homofóbicos feitos pelo jogador. "O Minas Tênis Clube informa que o atleta Maurício Souza não é mais jogador do Clube", disse o clube no Twitter. Ontem, 26, ele havia sido apenas afastado do time.

Mais cedo, Maurício Souza voltou reforçando seus pensamentos, dessa vez em vídeo, falando em sair do Minas e ressaltando: "Hoje em dia a gente não pode mais dar opinião sobre nada". Assista:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além da demissão do clube, o jogador não deverá estar nas próximas convocações da seleção brasileira masculina de vôlei. O técnico do Brasil, Renan dal Zotto, se posicionou contra as declarações homofóbicas de Maurício e fechou as portas para o atleta.

Apesar de já ter feito outras postagens preconceituosas em suas redes sociais, Mauricio só começou a sentir os impactos negativos das suas ações após uma postagem feita por ele no dia 12 de outubro (Dia das Crianças) viralizar.

Tudo começou quando Mauricio compartilhou a história em quadrinhos do novo Super-Homem, em que o personagem aparece beijando outro homem, depois de já ter sido divulgado que o super-herói era bissexual. "Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar", escreveu o jogador.

Depois da repercussão negativa da postagem de Mauricio, os patrocinadores do Minas Tênis Clube começaram a se posicionar e a pressionar o time. Ontem, a Fiat e a Gerdau, as principais patrocinadoras da equipe, compartilharam notas afirmando "que não tolerariam declarações preconceituosas ou que promovessem ódio e exclusão no grupo".

Apesar do clube ter publicado uma nota de repúdio ontem, 25, afirmando que "respeita a opinião de cada atleta", mas que também não aceitaria manifestações homofóbicas de seus jogadores, o afastamento do atleta só foi oficializado após os patrocinadores ameaçarem romper com o time.

Time ficou dividido e atletas saíram em defesa de Maurício Souza

Muitos dos jogadores do Minas Tênis Clube defenderam Mauricio e ameaçaram deixar o clube caso o atleta fosse demitido. De acordo com a publicação do jornalista Demétrio Vecchioli, o levantador e capitão do time, William Arjona, enviou uma carta ao clube, afirmando que todo o elenco, incluindo o líbero Maique, que é homossexual, defende o direito de "liberdade de expressão" de Maurício.

Douglas Souza agradeceu pelo posicionamento dos patrocinadores

Além disso, o companheiro do atleta na seleção brasileira de vôlei Douglas Souza, que é homossexual assumido e fez sucesso nas Olimpíadas de Tóquio, agradeceu pelo posicionamento dos patrocinadores. "Obrigado por entender que homofobia não é liberdade de expressão ou opinião. Feliz pelas empresas se juntando contra e triste por atletas tentarem passar o 'pano' nisso. Vergonhoso", escreveu Douglas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mauricio souza homofobia mauricio souza homofóbico mauricio souza afastado douglas souza minas tênis clube douglas souza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar