"Se adoecer vai ter dificuldade de encontrar leito", alerta prefeito de Fortaleza

A transmissão foi realizada do Instituto Doutor José Frota 2 (IJF) que recebeu nesta quinta-feira, 18, 50 novos leitos para o atendimento exclusivo para pacientes de Covid-19

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), alertou, nesta quinta-feira, 18, que o sistema de saúde da Capital está enfrentando sobrecarga e há dificuldade de encontrar leito. "Este não é o momento de adoecer, porque se adoecer vai ter dificuldade de encontrar um leito", ressaltou ele por meio live.

"Cumpra o isolamento. Evite sair de casa. Esse não é o momento para adoecer. Nós estamos com uma sobrecarga nos hospitais públicos e privados", afirmou sobre a situação do município com o aumento de casos. A transmissão foi realizada do Instituto Doutor José Frota 2 (IJF) que recebeu nesta quinta-feira, 18, 50 novos leitos para o atendimento exclusivo para pacientes de Covid-19. 20 deles já em funcionamento hoje e outros 30 com previsão de abertura amanhã. Com a expansão, a unidade anexo conta agora com 204 leitos e está adaptado para receber pacientes com a doença. São 180 exclusivos de Covid-19 na unidade do IJF.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: Lockdown: Fortaleza tem 340 mil usuários de ônibus por dia, número 126% maior que em 2020

"Aqui no IJF 2, que tem 204 leitos, está totalmente transformado em hospital para Covid. Brevemente nós ainda vamos expandir 20 leitos", ressaltou o refeito de Fortaleza, José Sarto, em live nas redes sociais. Segundo o político, a rede de atendimento municipal de saúde conta com 809 leitos entre de UTI, enfermaria e observação. São 18 leitos a mais que os registrados no pico da pandemia no passado na Capital, em meados de abril a junho, na época com 791.

Segundo a gestão, a meta é totalizar 1038 nas próximas semanas, já com início da procura de unidades hospitalares geridas pelo município que comportem a ampliação. "A gente precisa ampliar os nossos leitos, mas (as pessoas) precisam diminuir a circulação. Porque quanto mais diminuir a circulação de pessoas, mas diminui a circulação do vírus e transmissão passa a ser menor", acrescentou o gestor. 

LEIA MAIS: Chega ao Ceará novo lote de vacinas com 187 mil doses da CoronaVac

Além da expansão dos leitos, o prefeito afirmou que a gestão tem atuado em outras frente para enfrentar a sobrecarga. Com a entrega de um novo lote de vacinas da Coronavac, na manhã da quarta-feira, 17, Fortaleza recebeu 22 mil doses para aplicação da primeira dose e outras 20 mil para imunização de pessoas na segunda doses.

Podcast analisa novo Ministério da Saúde:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pandemia covid-19 fortaleza ceará vacina

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar