Lockdown: Fortaleza tem 340 mil usuários de ônibus por dia, número 126% maior que em 2020

Em 2020, cerca de 150 mil passageiros foram registrados em apenas um dia de lockdown. O menor já registrado desde o início da pandemia da Covid-19

Atualizado às 23h30min

A média diária de usuários de ônibus neste segundo lockdown em Fortaleza é 126% maior que o registrado durante o primeiro isolamento social rígido, em maio de 2020. Enquanto cerca de 340 mil passageiros usam os coletivos diariamente desde 5 de março deste ano, no ano passado o sistema de transporte coletivo chegou a registrar 150 mil passageiros em um dia ― menor número registrado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) desde o início da pandemia da Covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por outro lado, a empresa não detalhou a queda de demanda de acordo com os sete terminais de ônibus. “De forma geral, todas as linhas sofreram redução de demanda e, consequentemente, todos os terminais têm uma movimentação menor do que a que se observava antes da pandemia”, destacou o órgão em nota.

A Etufor pontuou ainda que tem lançado mão de todos os esforços para evitar a proliferação do novo coronavírus e citou que os agentes diariamente organizam as filas e sinalizam os terminais para que seja respeitado o distanciamento social entre os passageiros. “Há reforço também na fiscalização do uso de máscaras no interior dos coletivos e terminais. Além disso, para prevenir a proliferação do coronavírus, a Prefeitura instalou pias com água, sabão e álcool em gel nas plataformas dos sete terminais”.

O POVO esteve nos terminais de Messejana e Papicu nesta terça-feira, 16, e a impressão dos usuários era justamente que o fluxo de passageiros era superior ao primeiro momento de isolamento social rígido.

Neste lockdown, conforme decreto estadual, o setor de indústrias, construção civil e call center, por exemplo, estão autorizados a funcionar. A permissão também influencia na demanda do transporte público municipal.

“A Prefeitura garantiu o reforço de 200 ônibus extras nos horários de pico nas linhas de maior demanda, desde fevereiro. Todos os ônibus foram incluídos na programação diária das linhas. Além dos ônibus nos terminais, as linhas alimentadoras também estão diariamente sendo monitoradas, com veículos extras à disposição e redimensionamento da frota de acordo com a demanda”, garante a Etufor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MOBILIDADE PANDEMIA COVID-19 EM FORTALEZA LOCKDOWN EM FORTALEZA 2ª ONDA DA PANDEMIA NO CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar