57 leitos de Covid-19 serão abertos em hospitais de Fortaleza até a próxima semana

Cinco hospitais de campanha oferecerão mais 200 leitos ainda este mês, na Capital e Interior. Camilo Santana lembra que as medidas de isolamento social devem ser cumpridas para conter o avanço da doença

Ainda este mês, mais 257 leitos de Covid-19 serão abertos no Ceará para tentar conter as altas taxas de ocupação nos hospitais. Serão 57 em hospitais de Fortaleza e 200 em hospitais de campanha pelo Estado. As alas novas estão sendo construídas no Hospital Leonardo da Vinci — que receberá 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — e no Hospital Waldemar Alcântara — com acréscimo de 37 leitos de enfermaria. Os leitos da Capital serão entregues até o fim da próxima semana, de acordo com a assessoria do Governo do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira pelo governador Camilo Santana, pelas redes sociais. Em relação aos hospitais de campanha, o chefe do Executivo estadual disse que serão implementadas 200 novas vagas ainda em março, mas não especificou quantas serão de UTI e quantas de enfermaria. 

No total, serão abertas cinco novas unidades de campanha: duas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na Capital (Messejana e Praia do Futuro) e três nos hospitais regionais de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim. Edital para construção das estruturas foi lançado na última quarta-feira, 3. 

Santana ressaltou que, mesmo com a ampliação, é fundamental que os cearenses cumpram as medidas de isolamento social determinadas em decreto estadual para evitar a proliferação de casos. Na Capital, nesta sexta, foi iniciado o período de lockdown, que vai até o próximo dia 18. No Interior, há cidades que também adotaram ou irão entrar no isolamento social mais rígido, enquanto outras seguem medidas restritivas como o toque de recolher ou apenas o funcionamento de atividades essenciais.

“O momento da pandemia é muito grave, e precisamos continuar firmes nessa luta”, insistiu o governador. Atualmente, 3,2 mil leitos estão abertos em todo o Ceará.

A rede assistencial do Ceará, incluindo as esferas pública e privada, registra ocupação de 90,8% de leitos de UTI nesta sexta-feira, de acordo com dados do IntegraSUS, plataforma da Secretária de Saúde do Estado do Ceará. Em Fortaleza, 10 unidades estão com capacidade máxima de UTIs. O Hospital Leonardo Da Vinci, considerado referência no Estado para tratamento da Covid-19, tem 120 dos 137 leitos ativos ocupados.

Fortaleza e outras 26 cidades cearenses resolveram decretar lockdown. O isolamento rígido, caracterizado pelo funcionamento exclusivo de atividades essenciais e pelo controle da circulação, tem objetivo de conter o avanço da doença. O último bloco de cidades a anunciar a medida inclui Sobral e outros 17 municípios da Zona Norte do Estado.

O POVO questionou a assessoria do Governo do Estado sobre o detalhamento dos tipos de leitos que serão abertos nos hospitais de campanha e aguarda resposta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ampliação de leitos isolamento social leitos de uti quanto leitos de uti ceará avanço da doença aumento dos casos ocupação de leitos ceará ocupação de leitos fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar