Ivermectina não acelera recuperação da Covid-19, diz estudo

Apesar de acreditarem na necessidade de estudos mais aprofundados, os cientistas concluíram que o tratamento da Covid-19 com ivermectina por cinco dias não se justifica

A eficácia da ivermectina na aceleração do tratamento da Covid-19 foi refutada em estudo publicado nesta quinta-feira, 4, pela revista científica “Journal of the American Medical Association”. Conduzido em Cáli, cidade da Colômbia, o estudo acompanhou 400 pacientes de, em média, 37 anos, dos quais 398 concluíram o tratamento. Metade do grupo recebeu ivermectina por cinco dias, enquanto o restante foi tratado com um placebo, ou seja, um composto sem qualquer ação contra a doença. Não houve diferença relevante na comparação dos resultados dos dois grupos.

LEIA MAIS
» Ivermectina não tem evidência de eficácia contra Covid-19, diz fabricante do medicamento
» Vídeo do pastor Silas Malafaia engana sobre eficácia da ivermectina contra Covid-19 na África

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O objetivo dos pesquisadores era entender se a droga acelerava a recuperação, o que, caso comprovado, ajudaria a interromper a transmissão viral. Por isso, buscaram medicar os pacientes nos primeiros estágios de infecção. O tempo médio de resolução foi de 10 dias entre quem recebeu a ivermectina e 12 dias nos demais. Ao fim de 21 dias, 82% dos participantes medicados estavam sem sintomas, contra 79% nos voluntários por placebo.

Apesar de acreditarem na necessidade de estudos mais aprofundados, os cientistas concluíram que o tratamento da Covid-19 com ivermectina por cinco dias não se justifica, pois não fornece uma melhora significativa no tempo necessário. No cenário brasileiro, a ivermectina chegou a ser recomendada como parte do coquetel anti-Covid ofertado pelo TrateCov, aplicativo do Ministério da Saúde.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tratamento ivermectina covid-19 tratamentos funcionais contra covid-19 estudo refuta aceleração ivermectina

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar