Participamos do

Desde o contágio até a cura: o que se sabe até agora sobre o ciclo do coronavírus

Em meio à avalanche de informações sobre as formas de contágio do novo coronavírus, O POVO organizou, em ordem, todos os estágios da doença para tirar possíveis dúvidas
19:52 | Mar. 27, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com mais de 500 mil casos confirmados em todo o mundo, o novo coronavírus, que causa a covid-19, tem alterado a rotina de praticamente todas as pessoas. Somente no Brasil tem 3.417 casos confirmados e 92 mortes até hoje, sexta, 27 de março (27/03), conforme o Ministério da Saúde.

Em meio à avalanche de informações sobre as formas de contágio, sintomas da doença, números no Brasil e no Mundo, é possível se confundir com o ciclo da infecção. O POVO organizou, em ordem, todos os estágios do Covid-19 abaixo, para tirar possíveis dúvidas.

O que é o novo coronavírus (covid-19)?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, tal qual a gripe comum, cujo grupo de agente são os influenzavirus. Ao longo da vida, a maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O novo agente do coronavírus, responsável pela pandemia atual, foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Ele provoca a doença covid-19. O nome do vírus é Sars-CoV-2.

Como é feito o contágio do coronavírus?

A transmissão da covid-19 acontece de uma pessoa doente para outra, através de contato direto ou indireto. É possível contrair o vírus por meio de: aperto de mão, considerado pelo Ministério da Saúde como a principal forma de contágio; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; e objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computados etc.

Como evitar infecção do coronavírus

A forma mais fácil de evitar o contágio é manter as mãos limpas, lavando-as com água e sabão ou álcool em gel; evitar levar as mãos aos olhos e boca; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações se estiver doente; manter os ambientes bem ventilados; e não compartilhar objetos pessoais.

Incubação do coronavírus

O período de incubação é o tempo que leva desde o contágio até o aparecimento dos primeiros sintomas. No caso do coronavírus, pode ser de 2 a 14 dias.

Neste período, a pessoa contaminada pode transmitir o vírus mesmo sem apresentar sintomas da doença.

Sintomas da coronavírus

Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca, dificuldade para respirar e outros sintomas gripais. Além disso, podem haver dor de cabeça, dor de garganta, diarreia, cansaço, dores no corpo e mal-estar.

Caso os sintomas se apresentem de forma leve, a indicação é manter-se em isolamento social na própria residência, inclusive mantendo afastamento de outros membros da família.

Se a febre for alta, houver grande dificuldade para respirar ou outros sintomas mais intensos, a orientação é procurar atendimento médico. No Ceará, a indicação é procurar o TeleSaúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que funciona 24 horas por dia e pode orientar sobre o novo coronavírus. O número de contato é 0800 275 1475.

Tratamento da covid-19

Ainda não existe tratamento específico para o novo coronavírus. O protocolo utilizado neste momento é sintomático, para evitar o agravamento da doença e reduzir o desconforto dos pacientes.

Conforme publicação da revista médica Nature Medicine, cientistas australianos identificaram que as pessoas estão se recuperando da infecção da mesma maneira como se recuperam de uma gripe.

Estes cientistas identificaram quatro tipos de células do sistema imunológico que combatem a covid-19. Elas foram observadas, entretanto, em uma paciente que teve sintomas entre leves e moderados e não tinha nenhum problema prévio de saúde.

A descoberta deve ajudar a acelerar a produção de uma vacina e de potenciais tratamentos para pacientes infectados, já que esse entendimento ajuda a "prever" o ciclo do vírus.

Cura do coronavírus

Ainda sem  tratamento específico, a única cura do novo coronavírus é quando o corpo reage à infecção, combatendo espontaneamente a doença. É necessário dar condições para que isto aconteça.

Nos caso mais leves, é necessário o tratamento sintomático. Em casos graves, a hospitalização é utilizada.

Alguns casos, entretanto, acabam se agravando até causar a morte dos pacientes, fato observado em maior escala entre os idosos, portadores de doenças crônicas ou pacientes com comorbidades, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença renal crônica e imunodepressão.

Os casos fatais acontecem quando o sistema imunológico não consegue dar conta de conter o vírus. Quando encontra "brechas" nas defesas naturais do copro, o agente infeccioso consegue chegar aos pulmões, onde se alastra, causando pneumonia.

A principal causa de morte dos pacientes com covid-19 é a insuficiência respiratória, assim como foi no primeiro caso registrado no Ceará, de José Maria Dutra, de 72 anos.

As informações utilizadas nesta matéria foram retiradas do site do Ministério da Saúde (MS), da revista eletrônica Saúde, da Abril, do jornal BBC Brasil e do site Super Interessante.

Mais sobre coronavírus

Por que se chama coronavírus?

O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?

Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:

Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social

Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca

As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde

Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quais os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

- Febre

- Tosse seca

- Cansaço

- Dificuldade para respirar em alguns casos

- Pode haver dores no corpo

- Congestão nasal

- Coriza

- Dor de garganta

- Há casos de diarreia

- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Acompanhe o noticiário sobre a pandemia:

Como prevenir o coronavírus

Quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus

Saiba como os idosos devem se proteger contra o coronavírus

Quais cuidados devem ser adotados nas escolas sobre o coronavírus

Quais as orientações para viagens de ônibus durante a pandemia de coronavírus

Qual a taxa de mortalidade do coronavírus?

Igrejas recomendam evitar contato em missas para prevenir coronavírus

OMS declara pandemia de novo coronavírus; entenda o que significa

Acontecimentos ligados à pandemia de coronavírus no mundo

Entenda a diferença entre Coronavírus, Covid-19 e Novo Coronavírus

Entenda a diferença entre quarentena e isolamento

Vacina e tratamento para o coronavírus estão próximos, diz OMS

Secretaria da Saúde cria canais de comunicação para informar sobre coronavírus

Novo coronavírus ameaça o esporte mundial e Jogos Olímpicos

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar