Participamos do

Entenda a diferença entre Coronavírus, Covid-19 e Novo Coronavírus

O novo vírus, descoberto em 31 de dezembro de 2019, e que tem atraído a atenção das autoridades de saúde em todo mundo, foi nomeado tecnicamente de Covid-19
10:36 | Mar. 12, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Recebe esse nome porque as características (a imagem) do vírus se assemelha a uma coroa (corona, em espanhol). A primeira vez que esse agente infeccioso foi identificado em humanos e isolado foi em 1937. Porém, só foi descrito como coronavírus em 1965, quando a análise de perfil na microscopia revelou essa aparência.

As informações são do Governo Federal, através do Ministério da Saúde.

O novo coronavírus, descoberto em 31 de dezembro de 2019, e que tem atraído a atenção das autoridades de saúde em todo mundo, foi nomeado tecnicamente de Covid-19. Por também ter aparência de coroa, ele tem sido chamado de novo coronavírus. Os primeiros casos desse agente foram registrados em Wuhan, na China.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Embora as autoridades de saúde estejam em alerta, a maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com essas variantes. Os tipos mais regulares que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63, e o beta coronavírus OC43, HKU1.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destaca que não há motivo para pânico. "É preciso ter calma. Todos os anos nós temos milhares, milhões de casos de gripe no mundo com fatalidades, com óbito (por Influenza A, B, por uma série de vírus que ocorrem todos os anos). O coronavírus não é uma novidade, enquanto vírus respiratório, nos sistemas de saúde do mundo. Teremos dias bons e dias ruins? Provavelmente, sim! Mas, calma porque a gente vai atravessar [essa questão] como já o fizemos em várias outras situações como essa", asseverou.

Tipos conhecidos

> Alpha coronavírus 229E e NL63.
> Beta coronavírus OC43 e HKU1.
> SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou Sars).
> Mers-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou Mers).
> Sars-CoV-2: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.

No Brasil, o último anúncio do Ministério da Saúde, no início da noite de quarta-feira, 11, contabilizava 52 casos confirmados de coronavírus. Este número, porém, já aumentou: o Hospital Albert Einstein confirmou 16 novos positivos. A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, também, seu terceiro caso. Deste modo, o total de confirmações no País vai a 69.

Já os casos suspeitos no Ceará chegaram a 20 nesta terça-feira, 10. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Apesar disso, ainda não há nenhum caso confirmado. Já os casos descartados são 44. Ao todo são 15 casos suspeitos em Fortaleza, dois no Crato, um em Aquiraz, um em Caucaia e um em Juazeiro do Norte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar