Participamos do

Saiba quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus

O POVO listou os sintomas da doença e formas de prevenção
11:14 | Mar. 12, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. É ele quem provoca a doença chamada de coronavírus (Covid-19). As informações são do Ministério da Saúde.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

> Coronavírus: confira o que se sabe sobre o vírus

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

 

O POVO listou principais sintomas do novo coronavírus e formas de prevenção:

Sintomas:

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum, sendo principalmente respiratórios. Febre, tosse e dificuldade para respirar são os principais sintomas conhecidos até o momento. Alguns casos podem apresentar também infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

O período médio de incubação por coronavírus é de cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Dados preliminares do coronavírus sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Porém, não se sabe de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Como prevenir o contágio:

>Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

>Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

>Evite aglomerações se estiver doente;

>Mantenha os ambientes bem ventilados;

>Não compartilhe objetos pessoais.

Pesquisa indica que o uso de álcool em gel reduz para um minuto o tempo de sobrevivência do coronavírus em superfícies como metal, vidro e plástico. O vírus normalmente sobrevive por nove dias nas superfícies. O estudo foi publicado no Journal of Hospital Infection (Jornal do Hospital de Infecções, em tradução livre).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar