Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

OMS declara pandemia de novo coronavírus; entenda o que significa

13:53 | Mar. 11, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta quarta-feira, 11, que a epidemia do novo tipo de coronavírus, o COVID-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, pode ser considerada uma "pandemia". Informação foi passada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva realizada em Genebra, Suíça.

De acordo com a OMS e com Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, as pandemias acontecem quando uma doença se dissemina não apenas regionalmente, mas entre países e continentes. Especialistas apontam que elas são causadas principalmente por novos patógenos ou tipos de vírus. Por exemplo, podem ser zoonoses, ou sejam, doenças transmitidas de animais para humanos.

No Ceará, subiu para 20 os casos suspeitos de infecção por coronavírus, de acordo com último balanço realizado na terça-feira,10, por meio da divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Não há caso confirmado e 44 suspeitas foram descartadas até o momento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A última atualização realizada pelo Ministério da Saúde (MS), nessa terça-feira,10, informou 34 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Os estados com confirmação são: São Paulo, com 19; Rio de Janeiro, com 8; Bahia, com 2; Rio Grande do Sul, com 1; Espírito Santo, com 1; Minas Gerais, com 1; e Alagoas, com 1. Além disso, há um caso confirmado no Distrito Federal.

Epidemia e pandemia são termos usados em conexão com a disseminação de doenças.

Pandemia: propagação mundial. Se uma doença se dissemina não apenas regionalmente, mas entre países e continentes, os especialistas se referem a uma pandemia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, as pandemias são causadas principalmente por novos patógenos ou tipos de vírus. Por exemplo, podem ser zoonoses, ou sejam, doenças transmitidas de animais para humanos.

Epidemia: uma região apenas. Se o número de doentes numa determinada região ultrapassa o nível (endêmico) normalmente esperado, fala-se de uma epidemia. Se os casos de doença são limitados a um local, costuma-se falar de surtos. Uma epidemia ocorre, por exemplo, quando a virulência de um patógeno específico muda: um vírus sofre mutação e se torna mais contagioso. Mesmo no caso de enfermidades recém-introduzidas numa determinada área, isso pode resultar numa epidemia. O pré-requisito é que uma doença possa ser transmitida de pessoa para pessoa.

Endemia: ameaça constante. Uma doença que ocorre regularmente em certas regiões é chamada de endêmica. No caso de uma endemia, o número de doentes permanece relativamente constante ao longo do tempo.

 

 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar