Participamos do

Saiba qual é o caminho que o coronavírus faz no organismo

Conheça o passo a passo do vírus que tem matado milhares de pessoas no mundo. Na tarde desta terça-feira, 24, Brasil chegou a 2.201 casos do novo coronavírus, com 46 mortes registradas.
22:38 | Mar. 24, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde que o mundo teve conhecimento sobre o novo coronavírus, a Covid-19, em dezembro de 2019, muitas dúvidas foram levantadas acerca do assunto. Uma delas é sobre como o vírus age dentro do nosso organismo. O POVO conversou com especialistas para saber qual o caminho que o novo coronavírus faz no nosso corpo. Caminho que já resultou, até essa segunda, 23, na morte de mais 15 mil pessoas no mundo, de acordo com um balanço feito pela agência de notícias AFP.

“O coronavírus é um vírus que têm mais de 40 espécies. Ele é normalmente encontrado em animais, mas passa por mutações e começa a infectar humanos”, explica Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). De acordo com especialista, essas mutações resultaram em doenças como a gripe aviária, gripe suína e, agora, a Covid-19.

Ivo destaca que a diferença desse novo coronavírus para os outros é que, por ser novo, a população ainda não tem anticorpos para combater a patologia. ”Nós não temos barreiras para impedir que ele entre no nosso corpo, isso facilita a contaminação”, pontua.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com profissional, o vírus é passado por meio do contato com substâncias expelidas pela tosse ou espirro de alguém infectado, que entram no nosso organismo por meio da mucosa, tecido presente nos olhos, na boca e no nariz. Ele ainda destaca a importância de adotar medidas como evitar tocar em áreas do rosto e lavar as mãos.

Keny Colares, médico infectologista do São José, hospital em Fortaleza, que trabalha na realização de exames para detectar a Covid-19, descreve o caminho que o vírus faz após contato com corpo. De acordo com Keny, os primeiros sintomas após infecção tem se mostrado em uma média de cinco dias.

Saiba quais são os passos do coronavírus no organismo:

Uma vez conseguindo entrar pelo olho, boca ou nariz, o vírus se liga às células da mucosa e utiliza suas substâncias para se multiplicar. “É como um operário que precisa de ferramentas para trabalhar. O vírus entra na célula e a usa como uma 'fábrica de produção'”, afirma Keny.

O vírus, segundo especialista, tem a capacidade de criar em torno de 10 a 100 mil cópias. Toda vez que elas são feitas, a célula utilizada é destruída e o organismo começa a ser danificado. É o momento em que as cópias começam a procurar outras células para fazer mais reproduções.

O processo de multiplicação vai acontecendo pelas vias aéreas que vão para os pulmões. Quando atingem números suficientes para chegar ao órgão, as cópias o invadem e encontram maior capacidade de reprodução.

De acordo com o médico, é nesse momento que o corpo reage a invasão de forma mais rígida, lançando substâncias para combater o invasor. No entanto, essa “luta” pode prejudicar ainda mais o organismo. “Às vezes, é o nosso sistema que faz com que o quadro piore”, afirma Keny.

Os sintomas, como febre e falta de ar, aparecem nessa fase. Outros indícios da doença, como inflamação da garganta e coriza, podem aparecer ainda na fase em que o vírus está se reproduzindo na via respiratória.

O quadro de evolução dos sintomas ou cura passa a depender, entre outros fatores, do organismo de cada paciente. “Pessoas com um sistema imunológico bom e que não estão no grupo de risco tendem a reagir melhor ao vírus. Para eles, o combate do corpo não vai ser tão agressivo e vai ser mais fácil ganhar essa guerra”, explica o médico.

Evolução dos casos de coronavírus

De acordo com informações passadas pelo Ministério da Saúde (MS), na tarde desta terça-feira, 24, Brasil chegou a 2.201 casos da Covid-19, com 46 mortes registradas. No Ceará, estado do nordeste com o maior número de casos, infecções já chegam a 185, sem registro de óbito, de acordo com informações passadas hoje pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

 

Acompanhe o noticiário sobre a pandemia:

Como prevenir o coronavírus

Quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus

Saiba como os idosos devem se proteger contra o coronavírus

Quais cuidados devem ser adotados nas escolas sobre o coronavírus

Quais as orientações para viagens de ônibus durante a pandemia de coronavírus

Qual a taxa de mortalidade do coronavírus?

Igrejas recomendam evitar contato em missas para prevenir coronavírus

OMS declara pandemia de novo coronavírus; entenda o que significa

Acontecimentos ligados à pandemia de coronavírus no mundo

Entenda a diferença entre Coronavírus, Covid-19 e Novo Coronavírus

Entenda a diferença entre quarentena e isolamento

Vacina e tratamento para o coronavírus estão próximos, diz OMS

Secretaria da Saúde cria canais de comunicação para informar sobre coronavírus

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar