PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Uece e IFCE suspendem aulas por causa de coronavírus

As aulas da Uece estão suspensas a partir desta segunda-feira, 16. No IFCE, a suspensão é até a próxima sexta-feira, 20

12:13 | 16/03/2020
Fachada da Uece
Fachada da Uece (Foto: Davi Pinheiro/Gov. do Ceará)

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) suspenderam as aulas por causa do coronavírus. Os três primeiros casos da doença foram confirmados no Ceará na noite de domingo, 15. As aulas presenciais na Uece estão suspensas a partir desta segunda-feira, 16.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) suspendeu as atividades acadêmicas em todos 33 campi da instituição e no Polo de Inovação Fortaleza até a próxima sexta-feira, 20.

As medidas são preventivas, para evitar aglomerações e contato de estudantes e trabalhadores com potenciais pessoas que tenham a doença.

VEJA NOTA COMPLETA DA UECE

A UECE NA PREVENÇÃO DA EPIDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS


A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) e Universidade
Estadual do Ceará (Uece) dispõe sobre medidas de caráter temporário
para mitigação dos riscos decorrentes da doença causada pelo vírus
Corona – COVID-19:

Grupo de Trabalho

Até amanhã (17/03) será divulgado o Grupo de Trabalho, composto por epidemiólogos, virologistas e clínicos infectologistas, médicos e enfermeiros, que apoiará as decisões da Reitoria em todos os passos do problema sanitário que estamos enfrentando, cujo coordenador será o representante da UECE junto ao Comitê Estadual criado pelo Governador Camilo Santana.

Atividades de ensino e projetos de extensão presenciais

Ficam suspensas a partir de hoje (16/03), até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Neste primeiro momento o calendário acadêmico não será suspenso, indicando-se fortemente, aos coordenadores e aos professores, a mudança das atividades para meios eletrônicos, como whatsapp, email, moodle, zoom, web e videoconferências, RNP, dispositivos gratuitos ou recentemente tornados gratuitos pela Google etc.

A Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais-SATE envidará todos os esforços para ajudar alunos e professores.

Sistema de Restaurantes Universitários e Refeitórios Estudantis

Ficarão fechados, exceto para atividades administrativas e de manutenção, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Processo Eleitoral para Reitor

Ficam suspensos os debates nos campi, previstos para o corrente mês de Março, cabendo aos candidatos e à organização dos debates a formulação de soluções eletrônicas que possam ser adotadas, como debates sem público a serem transmitidos ou entrevistas com cada um dos candidatos.

Passagens, viagens, diárias para viagens e eventos

Ficam suspensas a partir de hoje, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Quer as viagens envolvam o interior do Ceará ou deslocamentos nacionais/internacionais, tanto quanto os eventos locais, estaduais, nacionais ou internacionais cujas realizações estejam previstas para os nossos campi.

Seleção pública de substitutos/temporários

A referida seleção, que envolverá mais de mil candidatos, fica suspensa, transferida para outra data a ser definida até 31 de Março de 2020.

Curso Pré-Vestibular e Pré-ENEM da UECE (UECEVest)

Acompanha-se a decisão da suspensão das atividades de ensino e projetos de extensão, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Hospital Veterinário (HVet)

Ficam mantidas apenas as atividades de emergência, tanto cirúrgicas quanto ambulatoriais, com organização interna a ser definida por sua direção, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Agendamento de processos de aposentadoria junto ao Departamento de Gestão de Pessoas (DEPES)

Ficam suspensas as consultas presenciais e a entrega de documentos a partir de hoje, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Trabalho administrativo nos campi

Delegar trabalho remoto aos servidores com mais de 60 anos e que, simultaneamente, apresentem situações e comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde (pessoas que chegaram de zonas epidêmicas nos últimos 14 dias, gestantes, recém-transplantados, portadores de diabetes, asma, lúpus, doenças auto-imunes, insuficiências respiratórias etc) que os incluam no grupo maior de risco, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará
novos comportamentos institucionais.

Quanto aos demais trabalhadores, para não haver prejuízo grave da continuidade dos serviços institucionais, cada chefia específica deve implantar sistema de rodízio, por turno ou por dia, conforme a lógica de funcionamento do serviço.

 

O Covid-19 é causado pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Por que se chama coronavírus?

O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?

Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:

Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social

Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca

As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde

Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quais os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

- Febre

- Tosse seca

- Cansaço

- Dificuldade para respirar em alguns casos

- Pode haver dores no corpo

- Congestão nasal

- Coriza

- Dor de garganta

- Há casos de diarreia

- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Acompanhe o noticiário sobre a pandemia:

Como prevenir o coronavírus

Quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus

Saiba como os idosos devem se proteger contra o coronavírus

Quais cuidados devem ser adotados nas escolas sobre o coronavírus

Quais as orientações para viagens de ônibus durante a pandemia de coronavírus

Qual a taxa de mortalidade do coronavírus?

Igrejas recomendam evitar contato em missas para prevenir coronavírus

OMS declara pandemia de novo coronavírus; entenda o que significa

Acontecimentos ligados à pandemia de coronavírus no mundo

Entenda a diferença entre Coronavírus, Covid-19 e Novo Coronavírus

Entenda a diferença entre quarentena e isolamento

Vacina e tratamento para o coronavírus estão próximos, diz OMS

Secretaria da Saúde cria canais de comunicação para informar sobre coronavírus

Novo coronavírus ameaça o esporte mundial e Jogos Olímpicos

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS