PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Coronavírus: saiba como limpar seu smartphone

Celular pode ser perigoso por estar constantemente em contato com as mãos; saiba a melhor maneira de desinfectar o aparelho

Bemfica de Oliva
00:10 | 14/03/2020
Lei busca proteger acesso a informações de usuários; prazo inicial para LGPD vigorar era fevereiro deste ano (Foto: O POVO.DOC)
Lei busca proteger acesso a informações de usuários; prazo inicial para LGPD vigorar era fevereiro deste ano (Foto: O POVO.DOC)

Em tempos de coronavírus há diversos guias sobre como fazer a higienização de partes do corpo: uso de álcool em gel, lavagem de cada mão por pelo menos 20 segundos, entre outras dicas. Existe, porém, um objeto que está sempre conosco e raramente é limpo: o telefone celular.

Muitas pessoas não têm noção do quão perigosos os aparelhos podem ser neste cenário. Ao se pegar em uma maçaneta de local público e usar o celular em seguida, por exemplo, os germes que estavam na porta são transportados ao smartphone. Se chegar uma ligação telefônica, eles podem facilmente ir ao rosto.

Uma das grandes dificuldades é de que as pessoas habitualmente não sabem, também, que tipo de produtos podem ser usados para a limpeza de celulares e eletrônicos. O mais recomendado no caso é álcool isopropílico em concentração de 70%: este produto é usado inclusive na limpeza de componentes internos de eletrônicos, em alguns casos. A aplicação deve ser feita em um pano que não solte fiapos, preferencialmente de microfibra, que então deve ser passado no smartphone. É importante que o aparelho esteja desligado e fora da tomada.

As capas, por sua vez, podem ser lavadas com água e sabão e colocadas para secar, se forem de plástico ou silicone. Capas especiais que possuam bateria extra para carregamento do celular, porém, devem ser limpas seguindo as mesmas instruções usadas para os próprios smartphones.

Entre as marcas de celulares, Samsung e Apple já anunciaram diretrizes específicas de limpeza. Enquanto a Apple atualizou sua página de serviço com instruções de passos a seguir e produtos recomendados, a Samsung passou a oferecer, em alguns países, um serviço de limpeza através de luz ultravioleta, que promete matar até 99,9% das bactérias. Basta o usuário se dirigir a qualquer assistência técnica da empresa, com celulares de qualquer marca. O processo dura cerca de 30 segundos.

Países em que o serviço de limpeza da Samsung já é oferecido:
Argentina, Chile, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Peru, Polônia, Rússia e Suécia.

Países que receberão o serviço em breve:
Austrália, Áustria, Canadá, Cazaquistão, França, Grécia, Hong Kong, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Israel, Itália, Jordânia, Letônia, México e República Tcheca.

Entenda o surto de coronavírus

Por que se chama coronavírus?

O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?

Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:

Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social

Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca

As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde

Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quais os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

- Febre

- Tosse seca

- Cansaço

- Dificuldade para respirar em alguns casos

- Pode haver dores no corpo

- Congestão nasal

- Coriza

- Dor de garganta

- Há casos de diarreia

- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Acompanhe o noticiário sobre a pandemia:

Como prevenir o coronavírus

Quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus

Saiba como os idosos devem se proteger contra o coronavírus

Quais cuidados devem ser adotados nas escolas sobre o coronavírus

Quais as orientações para viagens de ônibus durante a pandemia de coronavírus

Qual a taxa de mortalidade do coronavírus?

Igrejas recomendam evitar contato em missas para prevenir coronavírus

OMS declara pandemia de novo coronavírus; entenda o que significa

Acontecimentos ligados à pandemia de coronavírus no mundo

Entenda a diferença entre Coronavírus, Covid-19 e Novo Coronavírus

Entenda a diferença entre quarentena e isolamento

Vacina e tratamento para o coronavírus estão próximos, diz OMS

Secretaria da Saúde cria canais de comunicação para informar sobre coronavírus

Novo coronavírus ameaça o esporte mundial e Jogos Olímpicos

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS