Fortaleza: qual a melhor época para viajar? Clima, festas e dicas
Veja o clima nos meses, eventos culturais, preços na alta e baixa temporada e dicas para aproveitar a capital cearense em qualquer época do ano
07:00 | Jul. 11, 2025
Fortaleza, com suas praias ensolaradas e calor quase constante, é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. A capital cearense atrai visitantes o ano todo com belezas naturais, cultura vibrante e uma gastronomia regional irresistível. Mas será que há uma época ideal para visitar a Cidade?
Para responder a essa pergunta, O POVO ouviu especialistas em turismo e clima que explicam como o período do ano impacta sua experiência em Fortaleza — desde os preços das passagens até as condições do tempo e o calendário de eventos.
Aluguel de carro em Fortaleza vale a pena? VEJA prós, contras e dicas
Quando Fortaleza recebe mais turistas?
De acordo com Amanda Silva, CEO da Fortaleza Trip, os meses com maior procura por pacotes turísticos são o período de dezembro a fevereiro e o mês de julho.
Quantos dias em Fortaleza? CONFIRA roteiros ideais de 3, 5 ou 7 dias incríveis
Nesses momentos, a Cidade passa pelo verão e festas de fim de ano e pela época das férias escolares, respectivamente, o que a torna mais movimentada.
Clima em Fortaleza: o que esperar mês a mês
A meteorologista Meiry Sakamoto, da Funceme, destaca que Fortaleza tem um comportamento climático bastante estável, com temperaturas que giram em torno dos 30 °C ao longo do ano.
O tempo se divide em dois períodos principais:
- o chuvoso, que vai de fevereiro a maio, e
- o seco e ensolarado, entre junho e janeiro.
Das barracas de praia aos bares: SAIBA onde comer caranguejo em Fortaleza
Abril é o mês mais chuvoso da Capital, com média de 365,1 mm.
Meiry ressalta: “Mesmo na estação chuvosa, a maior parte das precipitações ocorre de madrugada ou no início da manhã. Ou seja, ainda dá praia depois do almoço”.
Qual o melhor período para economizar?
Se a ideia é gastar menos, a dica é viajar entre março e junho (exceto feriados) ou de agosto a novembro, quando há menor procura por pacotes e promoções mais frequentes.
Além disso, esses meses garantem menos filas em atrações populares, como o Beach Park, e mais tranquilidade nas praias.
Trilhas no Ceará: CONHEÇA paisagens incríveis com segurança e cuidados
Amanda recomenda curtir com calma lugares como a Praia do Futuro, Cumbuco, Porto das Dunas e Canoa Quebrada. Outra vantagem é aproveitar a gastronomia local sem enfrentar espera nos restaurantes.
Eventos e festividades: quando viajar para aproveitar mais?
Fortaleza tem um calendário cultural movimentado e os eventos têm grande impacto na procura por pacotes turísticos.
Guia Vida & Arte: VEJA 6 museus orgânicos para conhecer no Ceará
Segundo Amanda, datas como Carnaval, Páscoa e Natal aumentam significativamente a busca por viagens à Cidade.
Se a intenção é vivenciar a cultura local, vale programar a viagem para esses períodos. Porém, é importante se preparar para preços mais altos e necessidade de reservas com antecedência.
Praia, sol e mar calmo: quando aproveitar ao máximo?
Para quem busca dias ensolarados, mar calmo e pouca chuva, os melhores meses são os do período setembro, outubro e novembro, famosos pelo calor intenso e céu aberto.
CONHEÇA 3 praias incríveis próximas a Fortaleza para um dia inesquecível
Além disso, o segundo semestre é marcado por ventos mais constantes, ideais para a prática de esportes náuticos, como kitesurfe e windsurf.
Cuidados ao escolher a data da viagem
Planejar bem é fundamental para evitar contratempos. Além de conferir a previsão do tempo, Amanda recomenda verificar tábuas de maré (caso o viajante queira visitar piscinas naturais) e a disponibilidade de passeios — especialmente na baixa temporada, quando alguns serviços operam com horários reduzidos.
>> SIGA o canal de Últimas Notícias O POVO no WhatsApp
Outro alerta: o período entre março e maio registra maior número de cancelamentos ou insatisfação de turistas por conta das chuvas. Se essa for a única janela para viajar, o ideal é manter passeios ao ar livre mais flexíveis.