Fortaleza em baixa ou alta temporada? Descubra quando ir e economizar
A Terra do Sol possui atrativos em todos os períodos do ano; veja dicas de quando visitar Fortaleza, seja na alta ou baixa temporada
Diversos elementos podem influenciar no planejamento de uma viagem, como clima do local, passeios e atrações, e o orçamento disponível. A junção dessas variáveis muitas vezes ajuda a definir em que período será feita a viagem.
Fortaleza tem um clima praticamente estável o ano todo e muitas atrações permanentes para visitar. Ainda assim, vale avaliar qual o melhor período para visitas, principalmente quem deseja economizar.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Saiba qual o melhor período para economizar em Fortaleza, nos meses de alta e baixa temporada.
Como é o clima de Fortaleza ao longo do ano?
Pela proximidade com a Linha do Equador, Fortaleza tem duas condições climáticas ao longo do ano: temporada chuvosa e período seco.
A primeira costuma se estender no primeiro semestre do ano, em que chove mais. Já na segunda o calor é certo e tem temperaturas mais altas, mesmo no litoral, que mantem a umidade.
Assim, quem deseja visitar a cidade nos primeiros meses do ano, pode se surpreender com um clima mais nublado e chuvoso, mas com dias de sol. E a partir de julho, o clima é mais quente e seco. Ou seja, o calor predomina ao longo do ano, o que permite atividades ao ar livre ou atividades internas.
Quais são os meses de alta temporada em Fortaleza?
Os meses de alta temporada em Fortaleza são janeiro, julho e dezembro, que coincidem com períodos de férias escolares e festas de final de ano. Como um destino do litoral, é comum que os turistas escolham passar a festa de Réveillon na cidade.
É neste período que se concentra grandes eventos como o Fortal (no mês de julho) e o Réveillon (no último dia do ano), além de uma programação cultural e de lazer mais intensa.
Quais são os meses de baixa temporada em Fortaleza?
Já a baixa temporada ocorre nos meses de março, abril e maio - no primeiro semestre - e em agosto, setembro, outubro e novembro - no segundo semestre. É quando há um menor fluxo de turistas e uma maior oferta de tarifas promocionais.
O viajante também pode aproveitar tarifas promocionais em passagens, hospedagens e passeios e até negociar preços. Uma dica são as promoções do parque aquático Beach Park, conhecido como o maior da América Latina.
Mas é preciso ficar atento na hora de fazer a mala, já que os meses do primeiro semestre são os mais chuvosos.
“Nesses casos, a cidade conta com uma boa oferta de atrativos em espaços cobertos, como museus, teatros, centros culturais e espaços voltados ao turismo de compras, como o Mercado Central e o Centro Fashion”, afirma Denise Carrá, secretária municipal de turismo de Fortaleza.
Quais eventos acontecem em Fortaleza durante o ano?
- Janeiro e Julho: feira geek Sana
- Janeiro e Fevereiro: pré-Carnaval
- Abril: aniversário da cidade
- Junho: São João de Fortaleza e a Festa de São Pedro
- Julho: Festival Bora, Fortal e Halleluya
- Agosto: Caminhada com Maria, Festa de Iemanjá e Moloka Bra
- Dezembro: Réveillon de Fortaleza