Simpatias de São João carregam tradição e nostalgia; veja 5 delas
As simpatias para os santos marcam as tradições do mês junino e são parte da vida de pessoas que veem na fé a força para alcançar desejos; conheça
O mês de junho no Ceará - e no Nordeste - marca um período de efervescência cultural, seja nas festas de São João, ou na culinária junina típica. A maioria das tradições desta época do ano se origina da religião católica, que celebra os santos São Pedro, Santo Antônio e São João.
Dentre elas, estão as simpatias, em especial voltada aos santos. Em Barbalha, município do Cariri cearense, devotos de São João buscam tocar ou sentar no tronco do Pau da Bandeira, atração da festa homônima, como simpatia para casar ou encontrar um amor.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As simpatias são “rituais baseados em superstições, e crenças muito antigas, que foram respaldados pela tradição”, como afirma Stélio Torquato, professor Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador sobre cultura popular.
Simpatias de São João: práticas relacionadas com mais de uma crença
As simpatias se referem à religiosidade popular, e muitas delas “são antiquíssimas”, sendo difícil definir com precisão como teria começado.
Também é possível perceber que elas se originaram da mistura de rituais cristãos com práticas profanas.
“Muitas delas são antiquíssimas, remontando a práticas próprias a religiões anteriores ao Cristianismo, as quais permaneceram mesmo após os povos serem cristianizados, ou seja, práticas pagãs terminaram sendo assimiladas pelo Cristianismo”, explica Torquato.
O folclorista potiguar Câmara Cascudo trata do fenômeno em seu livro “Superstições no Brasil”. O autor e historiador dá como exemplo a prática de caminhar sobre as brasas da fogueira de São João, que remonta ao culto de Ferônia, a deusa romana da fertilidade e considerada o espírito do calor.
Leia mais
Simpatias de São João: parte das memórias culturais
Sendo mais antigas que a própria religião cristã, como explicado, as simpatias de São João permanecem como parte importante da cultura.
Mesmo quem não é adepto aos costumes teve algum contato, seja por sua própria experiência ou por ouvir de parentes como eram realizados. É como relata o aposentado José Crisóstomo, de 74 anos, ao relembrar as festas juninas de sua juventude.
“(As festas juninas) eram em umas casas de taipa, com uma grande fogueira e cheia de bandeirinhas nas paredes”, afirma.
Sobre a realização de simpatias, Crisóstomo relembra que a maioria que ele presenciava eram relacionadas com casamento, que as moças costumavam fazer para se casar.
Essas moças eram como Maria Gorete Fernandes, 63, que levou práticas do “santo casamenteiro” do interior para a capital paulista. Ela conta que, já adulta, fez simpatias juninas com suas primas. Para que conseguissem um pretendente, elas amarraram os pés e braços de uma imagem de Santo Antônio.
Essas tradições sobrevivem no decorrer dos anos, pois são saberes que estão na base da nossa formação, reflete o pesquisador. Mesmo com inovações científicas e tecnológicas, a cultura popular segue influenciando pela tradição.
“Há sempre algo em nós que parece resistir à racionalidade. Ademais, um pouco de superstição não faz mal a ninguém, e nos liga a uma ancestralidade que fortalece nossa ligação com nosso entorno”, completa Stélio.
Veja simpatias de São João para fazer no período junino
Simpatia para atrair bênçãos e sorte
Há uma simpatia antiga e comum para atrair bençãos e sorte, que consiste em andar sobre as brasas da fogueira de São João com os pés descalços. A simpatia deve ser feita na noite do dia 23 de junho, véspera do dia de São João.
Simpatia para descobrir o nome do futuro pretendente
Na noite do 23 de junho, enfie uma faca virgem numa bananeira. No dia seguinte, a primeira letra do nome da pessoa com quem você se casará aparece na lâmina.
Simpatia do nome do pretendente
Na noite de São João, escreva o nome de vários pretendentes em papeizinhos e enrole-os. Depois, jogue em uma bacia ou copo com água. O primeiro papel que desenrolar, indica o nome do (a) futuro (a) pretendente.
Simpatia para atrair proteção
Numa bacia com água, junte cravos e folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. No dia de São João, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve.
Simpatia de Santo Antônio para ganhar na loteria
Se você sonhar com um bicho ou números de loteria na véspera de São João, deve jogar na loteria porque deve ganhar.