Astronautas voltam à Terra pela SpaceX após mais de seis meses em missão

Quarteto pousou no litoral da Flórida nesta terça-feira, 9, depois de passar 200 dias na Estação Espacial Internacional; outra equipe decola pela empresa ainda esta semana

Quatro astronautas retornaram à Terra na madrugada desta terça-feira, 9, após 200 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Eles viajaram em uma cápsula da empresa SpaceX, de Elon Musk.

A tripulação, formada por Akihiko Hoshide (Japão), Thomas Pesquet (França), Shane Kmbrough e Megan McArthur (ambos dos Estados Unidos), deveria ter voltado algumas horas antes. Fortes ventos na região onde o módulo de retorno pousaria, porém, adiaram a viagem, que demorou oito horas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Não foi o único problema enfrentado pelos astronautas. Na semana passada, ao fazer uma revisão no módulo para a volta ao planeta, a tripulação descobriu que o banheiro da cápsula havia quebrado. Deste modo, os quatro precisaram usar fraldas para incontinência no trajeto entre a ISS e a Terra.

Outro imprevisto atingiu a tripulação de forma indireta. A estimativa era de que o grupo que irá substituir os quatro na ISS chegasse à estação antes da partida da equipe anterior. O mau tempo no Cabo Canaveral, e um problema de saúde não especificado com um dos novos tripulantes, adiaram a decolagem. Ela deve acontecer em algum momento ainda esta semana.

Apesar de a nave ter sido construída e comandada pela SpaceX, os tripulantes estão a serviço dos governos de seus países. A empresa tem um contrato com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para o transporte de astronautas.

Em setembro, a SpaceX chegou a lançar um vôo espacial totalmente privado, com tripulação constituída apenas de civis. Eles passaram três dias em órbita dentro da nave Falcon 9, e não foram à ISS.

Mais notícias sobre o espaço

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

spacex nasa estação espacial internacional iss

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar