Por que o WhatsApp, Instagram e Facebook estão fora do ar hoje, 4?

Um erro de sistema chamado 5xx Server Error seria a explicação para WhatsApp, Instagram e Facebook não estarem funcionando hoje, 4; entenda o que é o erro, se existe solução e qual a previsão dos aplicativos voltarem a funcionar

Por volta das 12h30min (horário de Brasília) de hoje, segunda-feira, 4 de outubro (04/10), Whatsapp, Instagram e Facebook começaram a passar por instabilidades até ficar completamente fora do ar, sem nenhuma previsão de quando devem voltar. Alguns usuários relataram que só foram descobrir que o problema estava nos aplicativos - e não na conexão da internet - quando migraram para o Twitter e viram a repercussão do ocorrido. Mas, afinal, qual pode ser a explicação para o que está acontecendo?

+ WhatsApp volta a funcionar hoje, 4; Instagram e Facebook também 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

WhatsApp fora do ar: Erro no servidor

Um erro no sistema chamado 5xx Server Error, que significa “erro no servidor”, pode estar causando esse problema. Existem quatro tipos de 5xx Server Error, que são:

  • Error 500: quando o problema é interno, com mau funcionamento de um script ou falha de um processo;
  • Error 501: quando os requisitos de acesso não são atendidos pelo servidor;
  • Error 502: gateway inválido ou resposta inválida do servidor
  • Error 503: sistema temporariamente indisponível, estando carregado ou com defeito, por exemplo.

No momento, os sistemas dos três aplicativos estão passando pelo último último erro, o Error 503, sendo o mais comum de acontecer. Muitos usuários relataram que tentaram soluções como reconectar a internet e reiniciar o aparelho, porém, quando chega neste ponto, não há nada para fazer além de esperar a empresa responsável pelo aplicativo resolver o problema. 

WhatsApp fora do ar: DNS (Sistema de Nomes de Domínios)

Uma outra explicação para o ocorrido seria a DNS, que significa Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. O termo se trata de um protocolo que relaciona o endereço em palavras de um site (opovo.com.br, por exemplo), com o seu endereço real em números (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet.

Funciona da seguinte forma: ao digitar www.opovo.com.br, servidores DNS entram em operação e traduzem o endereço que você digitou para o IP 172.67.192.193, permitindo o acesso. Quando acontece uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora do ar, impossibilitando qualquer acesso. 

Entre os motivos para essas falhas, estão: alguma mudança física nos servidores que tirou algum cabo do lugar ou uma atualização em algum sistema na empresa que administra os servidores, por exemplo. 

No caso dos serviços administrados pelo grupo de Mark Zuckerbeg, por utilizarem os mesmos servidores de DNS, qualquer mudança em um deles pode afetar os outros, o que explica todos ficarem fora do ar ao mesmo tempo. 

Quando WhatsApp, Instagram e Facebook irão voltar a funcionar?

Os aplicativos ainda não possuem previsão de quando devem voltar a funcionar, porém, os três anunciaram comunicados em seus sites sobre o que está acontecendo. Confira abaixo:

  • WhatsApp: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível. Obrigado pela sua paciência!", diz a postagem.
  • Instagram: "O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso", afirma o comunicado. 
  • Facebook: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", explica a rede. 

172.67.192.193

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

whatsapp instagram facebook whatsapp fora do ar 5xx server error Mark Zuckerbeg

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar