Flávio diz a aliados que Bolsonaro o escolheu para disputar a Presidência em 2026
O senador falou da indicação após uma visita ao pai na última quinta-feira, 4; ex-presidente teria defendido que filho passe a se comportar como candidato
15:09 | Dez. 05, 2025
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse a aliados que o pai dele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o escolheu como nome do grupo para disputar a Presidência da República nas eleições de 2026. A afirmação ocorreu nesta semana, após visita de Flávio a Jair, na sede da Polícia Federal, em Brasília, e foi confirmada por interlocutores do bolsonarismo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos na Superintendência da Polícia Federal após ser condenado por tentativa de golpe após as eleições de 2022. Integrantes da cúpula do PL relataram que Bolsonaro entende que o filho já deve se portar como candidato, participando de eventos pelo País.
Nas redes sociais, Flávio confirmou a informação. "É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir de dar continuidade ao nosso projeto de nação", afirmou. A informação de que Flávio será o nome para a disputa presidencial foi divulgada primeiro pelo Metrópoles.
Leia mais
Com isso, o grupo garantiria projeção nacional e passaria a organizar os palanques do PL nos estados; tendo em vista as eleições de 2026.
Valdemar da Costa Neto, presidente da sigla, publicou uma nota oficial em nome do partido, confirmando a informação. "Flávio me disse que o nosso capitão confirmou sua pré-candidatura. Então, se Bolsonaro falou, está falado".
Com a decisão de Bolsonaro, fica mais evidente a estratégia de manter o capital político dentro do núcleo do bolsonarismo e em torno da família do ex-presidente, interditando uma possível aliança com as pré-candidaturas de direita, como Ronaldo Caiado (União), Romeu Zema (Novo), Ratinho Junior (PSD) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Na última semana, um evento da oposição no Ceará gerou ruídos internos no PL nacional e racha na família Bolsonaro, após a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticar o PL Ceará por se aliar a Ciro Gomes (PSDB). Flávio entrou na história e criticou Michelle. Entretanto, pediu desculpas após dialogar com o pai e o PL Ceará suspendeu negociações com Ciro por tempo indeterminado.
Veja abaixo a nota do PL:
Nota do PL
"Como presidente do PL, informo que o senador Flávio Bolsonaro é o nome indicado por Jair Bolsonaro para representar o partido na disputa presidencial.
Flávio me disse que o nosso capitão confirmou sua pré-candidatura. Então, se Bolsonaro falou, está falado!
Seguiremos juntos, trabalhando com responsabilidade e compromisso com o Brasil.
Valdemar Costa Neto
Presidente Nacional do PL"