União Brasil formalizará federação com o PP em 19 de agosto; RC se filiará em seguida
O evento que irá confirmar a mudança de partido do ex-prefeito de Fortaleza está previsto para ocorrer na segunda metade de agosto, mas ainda não tem uma data definida
Com destino definido para o União Brasil, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio deve se filiar à sigla após o partido formalizar a federação com o Partido Progressistas (PP). O evento que oficializará a união entre as siglas está previsto para ocorrer no próximo dia 19 de agosto, em Brasília.
Após esta data, Roberto confirmou ao O POVO que realizará sua filiação aos quadros do União Brasil. A previsão é de que os presidentes nacionais de ambas as legendas, Antônio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP), venham até o Ceará para prestigiar o momento. Apesar disso, ainda não há uma data definida.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além destes líderes, o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e ACM Neto (União), líder político do grupo na Bahia, também devem marcar presença no evento de filiação de Roberto Cláudio.
Ao anunciar que migraria para o União Brasil, no início de junho, o ex-prefeito adiou o momento para a segunda quinzena de julho. Entretanto, entraves na concretização da federação entre PP e União Brasil adiaram novamente o momento, já que RC espera contar com presenças de líderes nacionais. Portanto, o ex-prefeito da Capital cearense optou por migrar após a concretização da federação.
Leia mais
Federação União Progressista é disputada pela base
No Ceará, o União Brasil é presidido pelo ex-deputado federal Capitão Wagner. Embora se coloque como oposição ao governo do PT, inclusive com RC como pré-candidato ao Governo em 2026, a base estadual petista fez tentativas de atrair o partido para sua base aliada.
Alguns dos nomes do União Brasil com algum nível de proximidade com o grupo do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), são a deputada federal Fernanda Pessoa e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.
Do lado do PP, o presidente do partido no Ceará, o deputado federal AJ Albuquerque, se articula para manter a sigla dentro da base de Elmano. Entretanto, ao formalizarem uma federação, os partidos deverão seguir a mesma posição. No Ceará, a previsão é de que o União Brasil comande os rumos do grupo.
Ao decidir se mudar do PDT para o União Brasil, Roberto Cláudio recebeu garantia de que o partido seguirá como oposição no Ceará, apesar das tratativas que tentaram levar a sigla para a base e de existirem alas do partido próximas à gestão Elmano.
Leia mais
-
Elmano acredita em União Brasil dividido e conta com ao menos parte do partido como aliada
-
Ciro Gomes é convidado a se filiar ao União Brasil, futuro partido de RC
-
Danilo Forte quer União Brasil longe do PT: 'Descontentes se abriguem em outro partido'
-
Wagner descarta União Brasil no palanque de Elmano: 'Segue na oposição'