Liderança do PDT na Assembleia permanece com Guilherme Landim

O partido viveu mais uma disputa interna recentemente. Liderança na Alece era disputada entre grupo dissidente e pedetistas ligados a André Figueiredo

Após um período de impasse interno, a liderança do PDT na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ficou com o deputado estadual Guilherme Landim (PDT), que já ocupava o posto. Dois grupos disputavam o posto, um ligado ao senador Cid Gomes (PSB) e outro próximo ao presidente nacional da sigla, André Figueiredo (PDT), que queria Cláudio Pinho (PDT) como líder.

A bancada do PDT, de oito deputados dissidentes e quatro que ficarão na sigla, decidiu por indicar o nome de Landim no final de fevereiro. Os demais optaram por respeitar a decisão e não tensionar o ambiente. O pedido manteve as duas vice-lideranças do PDT na Casa, Jeová Mota e Marcos Sobreira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar da manutenção, o diretório estadual contesta a decisão, mas não deverá acionar a Justiça para reverta a situação e conseguir indicar a liderança. Cidistas e pedetistas do diretório estadual não chegaram a um acordo em reuniões.

O grupo de oito deputados estaduais dissidentes e próximos a Cid Gomes - que recentemente migrou para o PSB - aguarda parecer favorável da Justiça para poderem deixar a legenda sem a perda dos mandatos.

De acordo com o regimento interno da Alece, a indicação é feita pela bancada. O presidente Evandro Leitão, que migrou recentemente do PDT para o PT, reiteirou que a Mesa Diretora seguiria o regimento e o grupo de parlamentares decidiria. 

Liderança do PDT

O impasse pois a liderança surgiu pois os deputados que solicitaram a carta de anuência para deixar PDT, queriam permanecer com o posto, e até usar como moeda de troca para conseguir a desfiliação.

Porém, os que seguem no partido contestam que a decisão deveria ser do diretório, e como o grupo deseja deixar o PDT, não faria sentido permanecer com a liderança. Algumas reuniões foram feitas, mas não se chegou a um acordo.

Por fim, tanto Guilherme Landim como Cláudio Pinho, embora tenham discordância no caso, decidiram por manter harmonia e não aumentar ainda mais a disputa interna.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pdt lideranca assembleia legislativa do ceara guilherme landim

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar