Luizianne não foi a ato de Lula por ter sido proibida de subir ao palco da vez anterior, diz assessoria

A assessoria aponta o tratamento a ela em eventos coordenador pelo Ministério da Educação e aponta violência política

A deputada federal Luizianne Lins (PT) não compareceu ao evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira. Segundo assessoria da parlamentar, o motivo foi o tratamento recebido em evento anterior com o presidente, coordenado pelo Ministério da Educação, comandado por Camilo Santana (PT). Luizianne classifica o tratamento de "violência política".

A nota relembra a primeira visita de Lula ao Ceará no atual mandato, em 12 de maio de 2023. Na ocasião, o presidente lançou o programa de Escolas de Tempo Integral em nível federal. Daquela vez, Luizianne teve a entrada inicialmente não liberada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"(...) a ausência da parlamentar se deve ao fato de que, no último evento com a presença de Lula no Ceará, coordenado pelo Ministério da Educação, ela foi impedida de entrar no acesso das autoridades e proibida de subir no palco onde estava o presidente", diz a nota da assessoria da parlamentar.

"A deputada não irá se submeter a isto novamente, pois já basta de tanta violência política contra ela, que sempre foi apoiadora do presidente Lula, mesmo quando ele estava encarcerado na PF de Curitiba", acrescenta o texto.

Entenda como foi o episódio

Naquela ocasião, a agenda de Lula em Fortaleza começou com visita à Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson, no bairro Luciano Cavalcante. Luizianne foi diretamente para o Centro de Eventos, onde ocorreria a solenidade principal. Ela chegou antes do início do evento e conversou com a imprensa. Em seguida, entrou pela entrada destinada a autoridades. Lula chegou acompanhado da comitiva que esteve na escola, com Camilo e o governador Elmano de Freitas (PT). Eles foram direto para o palco. Luizianne, porém, que havia ido pela entada designada a autoridades, não teve acesso ao palco inicialmente liberado. Como evento já no início, colocaram uma cadeira na ponta e liberaram o acesso de Luizianne.

Embates com Camilo

O episódio é mais um capítulo da escalada da tensão entre Luizianne e Camilo. A deputada é pré-candidata a prefeita de Fortaleza, cargo que ocupou por dois mandatos, de 2005 a 2012. Embora evite manifestações públicas, o ministro é tratado nos bastidores como patrono principal da pré-candidatura a prefeito do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, pelo PT.

Em entrevista ao O POVO, na semana passada, Luizianne demonstrou, no mínimo, distanciamento em relação àquele que é apontado como principal líder do PT cearense na atualidade. "Na verdade, não tenho muita relação com o Camilo. Agora é que, na verdade, o Camilo se aproxima mais da vivência no PT, nesse último ano de 2022. Porque até então nós não tínhamos muito a participação dele efetiva dentro do partido. Basta lembrar que a primeira vez que ele apoiou o Lula no primeiro turno foi em 2022. Então, significa que havia, digamos assim, uma certa distância. Talvez agora a gente até se aproxime", afirmou.

A ex-prefeita acrescentou: "Nunca me ajudou em nada do ponto de vista político, assim, efetivamente. É uma relação a ser construída, não sei nem dizer direito", disse uma semana atrás.

Em setembro do ano passado, na segunda visita de Lula ao Ceará, Luizianne foi ao aeroporto receber o presidente, assim como fez Evandro Leitão. No evento no dia seguinte, na sede do Banco do Nordeste, no Passaré, Luizianne chegou com a solenidade em andamento e subiu ao palco. Diferentemente dos dois outros, a organização não era do MEC.

Pré-candidatos

Evandro Leitão, no evento desta sexta, 19, na Base Aérea, teve assento no palco, como presidente da Assembleia. Outros dois pré-candidatos do PT a prefeito, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, ambos deputados estaduais, estavam na plateia.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), foi mencionado em saudações, mas não compareceu. No evento de setembro, no BNB, Sarto estava presente.

Na primeira visita de Lula, Sarto não compareceu e justificou por problema de saúde. Nesta sexta, Sarto participou de inauguração durante a manhã.

Leia a nota:

A assessoria da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins informa que a ausência da parlamentar se deve ao fato de que, no último evento com a presença de Lula no Ceará, coordenado pelo Ministério da Educação, ela foi impedida de entrar no acesso das autoridades e proibida de subir no palco onde estava o presidente. A deputada não irá se submeter a isto novamente, pois já basta de tanta violência política contra ela, que sempre foi apoiadora do presidente Lula, mesmo quando ele estava encarcerado na PF de Curitiba.

Com informações de Júlia Duarte

Atualizada às 18h55min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2024 Fortaleza Lula Luizianne Lins Camilo Santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar