Bolsonaro internado: o que se sabe sobre a saúde do presidente

Jair Bolsonaro (sem partido) foi internado nessa quarta-feira, 14, devido a um problema de obstrução intestinal; veja o que se sabe até agora sobre o estado de saúde do presidente

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) foi internado por um quadro de obstrução intestinal na quarta-feira, 14. Ele deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília (DF) pela manhã, e na tarde do mesmo dia foi transferido para São Paulo (SP).

O POVO reuniu o que se sabe até o momento sobre o estado de saúde de Bolsonaro. Confira abaixo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por que Bolsonaro foi internado?

Jair Bolsonaro (sem partido) foi internado na manhã dessa quarta-feira, 14, no HFA, em Brasília. Ele relatou dores abdominais e dificuldade para respirar. Além disso, há dias o presidente se queixava de uma crise de soluços contínua.

Após exames, a equipe do HFA diagnosticou uma obstrução intestinal em Bolsonaro. Esta situação acontece quando a comida não consegue atravessar parte do intestino.

Qual hospital o presidente está internado?

Na manhã da quarta-feira, 14, Bolsonaro deu entrada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília (DF). Durante a tarde, ele foi transferido para o hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP).

Bolsonaro está na UTI? Ele foi entubado?

Segundo um dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), Jair chegou a ser entubado "por precaução". Devido à obstrução intestinal, parte dos alimentos ingeridos pelo presidente poderia subir pelo esôfago e entrar no sistema respiratório, levando a uma situação de pneumonia por aspiração.

Para o processo de entubação, Bolsonaro chegou a ser levado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). No entanto, ele está fora de perigo.

Ele vai fazer outra cirurgia?

Até o momento, não há indicação de cirurgia para Bolsonaro. A transferência hospitalar de Brasília para São Paulo ocorreu para que a equipe médica que havia atendido ao presidente em outras cirurgias do intestino avaliasse a necessidade de nova intervenção.

Após analisar o caso do presidente, foi verificado que não há necessidade de cirurgia de emergência. No entanto, foi realizado um procedimento para desobstruir o sistema digestivo de Bolsonaro, com remoção de cerca de um litro de massa fecal.

Bolsonaro corre risco de morte?

No momento, a situação de Bolsonaro é estável "tanto de forma clínica quanto laboratorialmente", segundo boletim médico do hospital Vila Nova Star. Ele está fora de risco e segue em observação.

Quando o presidente terá alta?

Apesar do quadro de estabilidade, ainda não há previsão de alta para o presidente. Ele permanece internado para observação.

Bolsonaro: últimas notícias

Acompanhe o quinto episódio do Jogo Político, com o deputado Renato Roseno e a cantora Teresa Cristina: 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bolsonaro internado bolsonaro cirurgia bolsonaro intubado bolsonaro hospital bolsonaro obstrução intestinal jair bolsonaro bolsonaro presidente do brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar