Entenda o que é obstrução intestinal, diagnóstico do presidente Jair Bolsonaro

Após dias sofrendo com soluço persistente, Jair Bolsonaro foi internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e logo depois foi transferido para uma unidade em São Paulo. Diagnosticado com obstrução intestinal, médicos avaliam necessidade de cirurgia

Diagnosticado com um quadro de obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi transferido para hospital em São Paulo nesta quarta-feira, 14, de onde avalia a necessidade de uma cirurgia emergencial. O presidente foi internado ainda nesta quarta no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após dias sofrendo com soluço persistente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A obstrução intestinal ocorre quando a passagem do conteúdo do intestino em direção ao ânus fica bloqueada. Essa interrupção pode se dar por diversas causas, incluindo tumores, inflamação, verminoses e efeitos de cirurgias. Entre os sintomas estão inchaço e dor abdominal, náuseas e vômitos, dificuldade e dor para evacuar ou eliminar gases.

Entres os riscos estão o aumento da pressão dentro do intestino, podendo resultar em graves complicações como perfuração intestinal, infecção generalizada e morte do tecido intestinal. Isso pode acontecer por que a obstrução impede a passagem dos alimentos digeridos pelo intestino, as fezes e os gases intestinais. Desse modo, as secreções digestivas acabam se acumulando.

O presidente já havia apresentado o problema em setembro de 2019. Naquele ano, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma distensão abdominal. Após fazer uma tomografia do abdômen, foi descoberta a presença de aderência - uma espécie de faixa de tecido humano - obstruindo o intestino delgado, um dos locais atingidos pela facada da qual foi vítima nas eleições de 2018. A obstrução intestinal é um quadro comum após uma cirurgia de urgência, como foi o caso.

Bolsonaro: últimas notícias

Bolsonaro publica foto acamado em hospital: "Estaremos de volta em breve, se Deus quiser"

Bolsonaro diz que estado de saúde é consequência de facada dada por um "antigo filiado ao Psol"

Bolsonaro será transferido para São Paulo para avaliar necessidade de cirurgia de emergência

Mourão: atentado contra ele (Bolsonaro) causou distúrbio na área intestinal

Ministro da Educação faz oração para Bolsonaro

Bolsonaro dá entrada no Hospital das Forças Armadas, diz jornal

Caso os médicos avaliem necessidade, esse será o sétimo procedimento cirúrgico de Bolsonaro desde o atentado de 2018, apesar de nem todos as intervenções realizadas no decorrer desse período serem para corrigir sequelas do episódio.

O Governo Federal, por sua vez, confirmou que a obstrução intestinal mais recente é decorrente do ferimento à faca ocorrido em 2018.

Veja o quinto episódio do Jogo Político: 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jair bolsonaro cirurgia obstrução intestinal o que é obstrução intestinal soluços presidente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar