Participamos do

André Fernandes: "Estão querendo punir alguém que não fez nada de errado"

Deputado do PSL nega ter divulgado nome de Nezinho Farias (PDT) publicamente e indica quebra de sigilo de documentos do Ministério Público do Estado do Ceará
12:13 | Jun. 24, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em pronunciamento na manhã desta segunda-feira, 24, o deputado estadual André Fernandes (PSL) afirmou que quebra de sigilo indevida resultou no vazamento de informações sobre a denúncia feita por ele contra o também deputado Nezinho Farias (PDT). O documento foi entregue ao Ministério Público do Estado (MPCE). O pesselista acusou Nezinho de envolvimento com facções criminosas. O PDT e o PSDB entraram com representações no Conselho de Ética da Assembleia contra Fernandes.

André disse ainda que acredita estar sendo perseguido politicamente. Ele também disse não saber como os documentos foram vazados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Deputado Nezinho, sinto muito que seu nome tenha sido exposto. Não citei em plenário o nome de vossa excelência. Não acusei, não denunciei, não expus o nome”, disse o político. André Fernandes ressaltou que um denunciante chegou ao seu gabinete com informações e questionamentos sobre uma proposta do pedetista envolvendo a regulamentação de e-sports (modalidade esportiva de jogos eletrônicos) no Ceará. André explicou que não recebeu fotos ou vídeos prometidos pela fonte. “Não falei que tinha provas, falei que recebia denúncias”. 

Durante a coletiva de imprensa, o deputado afirmou diversas vezes que não considera que errou em sua conduta. “Estão querendo punir alguém que não fez nada de errado”. Ele declarou que continuará encaminhando denúncias e espera que os outros parlamentares façam o mesmo. “Se chegar uma denúncia contra mim, que eu sei que não vai acontecer, no gabinete do deputado Elmano ou deputado Nezinho, (eles) têm que encaminhar”.

Para Fernandes, há um desejo dos outros parlamentares de “desgastar” a imagem dele perante o eleitorado.

Punição

Citando a imunidade parlamentar, que garante direito de voto e opinião no plenário, André Fernandes não acredita ser passível de punição. No entanto, deputados estão quase em consenso sobre punição por falta de decoro. Ele não foi notificado ainda pelo Conselho de Ética e descarta possibilidade de cassação do mandato.

O pesselista diz que pretende voltar à tribuna para fazer esclarecimentos sobre a denúncia. “Espero que o assunto não se estenda. Vou falar sim que agi durante todo o tempo em cima do código de ética e do regimento interno”.

Podcast discute consequências para André Fernandes da denúncia:

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags