Prefeitura de Fortaleza planeja expandir PrEP para postos de saúde da Capital
Serviço de prevenção ao HIV deve ser ampliado de forma gradativa; atualmente, atendimento é feito apenas em unidades especializadas
A Prefeitura de Fortaleza pretende ampliar o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para postos de saúde do município, ampliando o atendimento às pessoas interessadas em adotar o método como forma de prevenção ao HIV.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a proposta ainda está em fase de implementação e estruturação pela gestão do prefeito Evandro Leitão (PT). A pasta informou que os locais onde o serviço será ofertado ainda não foram oficialmente confirmados, mas que a divulgação ocorrerá em breve.
Conhecida como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), a estratégia consiste no uso de medicamentos antirretrovirais antes das relações sexuais, com o objetivo de prevenir a infecção pelo vírus.
O tratamento é gratuito e faz parte da estratégia de Prevenção Combinada do Sistema Único de Saúde (SUS), voltada especialmente para pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
LEIA MAIS | Obesidade: HGF oferece ambulatório e cirurgia bariátrica; saiba como ter acesso
Onde o serviço está disponível atualmente
Em Fortaleza, a PrEP é ofertada atualmente apenas nos Serviços Ambulatoriais Especializados (SAEs) e em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) da Prefeitura. Os atendimentos são realizados nos SAEs das policlínicas municipais, no SAE Christus, ligado à Universidade Christus, e no CTA/SAE Emanuel Gomes Pinto, localizado no bairro Jacarecanga.
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), também disponibiliza teleconsultas gratuitas pelo Ceará App e pelo portal Saúde Digital, de segunda a sexta-feira, das 17 às 23 horas. O Hospital São José (HSJ) mantém o atendimento presencial para pacientes encaminhados de outras unidades de saúde da Capital ou do interior.
LEIA TAMBÉM| Saiba os horários da missas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida no Montese
Como ter acesso à PrEP
Para iniciar o uso da PrEP, o interessado deve realizar um teste de HIV, disponível gratuitamente em todos os postos de saúde e nas campanhas de testagem promovidas pela Prefeitura. O resultado do teste rápido sai em menos de uma hora com atendimento é sigiloso.
Caso o resultado seja negativo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado, onde passa por avaliação médica e recebe o medicamento. Já em caso positivo, o paciente é direcionado ao SAE para início imediato do tratamento antirretroviral.
Para o atendimento, é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e laudo dos testes realizados.