24ª Parada da Diversidade Sexual do Ceará encanta estreantes no evento

24ª Parada da Diversidade Sexual do Ceará encanta estreantes no evento

Evento mobilizou a comunidade LGBT+ na orla da Beira Mar como encerramento do mês do Orgulho LGBTQIAPN+

A 24ª Parada da Diversidade Sexual do Ceará ocorreu neste domingo, 29, na avenida Beira-Mar, em Fortaleza. O evento contou com representantes da comunidade LGBTQIAPN+, coletivos que apoiam a causa. Políticos também marcaram presença.

Com o tema “Quem chora por nós: visibilidades, orgulho e direito de envelhecer”, a Parada foi ao encontro dos outros eventos do tipo no País, que se voltaram às demandas das pessoas LGBT+ na terceira idade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Apesar da temática, a comemoração atraiu mais jovens, que eram a maioria do público. No entanto, era comum encontrar pessoas com mais de 50 anos participando. Como “Paty Girl”, 54, que foi “comemorar a diversidade” no evento.

“Está tudo maravilhoso, pois estamos aqui na nossa diversidade e lutando pelos nossos direitos”, comenta.

Cenário do litoral encanta público da Parada da Diversidade

Quem acompanhou a Parada da Diversidade pela primeira vez no Ceará diz que o cenário da praia faz toda a diferença no clima da festa.

A paraense Slitanna Lowrene veio com a mãe, irmã e o filho. A família participou pela primeira vez do evento no Ceará, mas Lowrene costumava participar da Parada em São Paulo, onde vivia, e compara os dois eventos.

“Foi a primeira aqui no Ceará e estou achando bem bonito…é bem melhor na beira do mar, em um pôr do sol lindo”.

Também é a primeira vez que o servidor público Miqueias Coelho participa do evento e reitera que achou tudo tranquilo e seguro, já que em vários pontos da orla os policiais faziam a segurança do evento. E o mais importante para ele foi o cenário de convivência entre casais héteros e homossexuais.

Quem acompanha há mais tempo, notou diferenças este ano. O chef de cozinha Everton Francisco, 40, participa desde a primeira edição da Parada da Diversidade e notou a comunidade mais ativa e presente em 2025.

"Acho que a comunidade está mais unida e o evento mais desenvolvido do que nos anos anteriores", opina. 

Trio do Governo do Ceará atrai multidão na Parada da Diversidade

O percurso contou com quatro trios elétricos para animar a multidão que acompanhava ou assistia do calçadão. Os equipamentos ocuparam cerca de 450 metros da Avenida.

No trio de abertura se reuniram as autoridades e apresentadores. Foi dele que ecoaram os discursos e palavras de ordem sobre os direitos LGBTQIAPN+ no início do evento. A deputada federal Luizianne Lins foi ovacionada pelos presentes e discursou sobre as pautas da comunidade LGBT+ na Câmara e citou conquistas “apesar do movimento da extrema direita”.

Mas foi o segundo trio, organizado pela Secretaria da Diversidade, que se tornou ponto de encontro do público da Parada. Por volta das 18 horas, quando iniciaram os shows, a multidão se aproximou, atraída pelas canções.

Sucesso conhecidos pela comunidade como “I Will Survive” de Gloria Gaynor, e “Born This Way, da Lady Gaga, agitaram o público logo no começo. O repertório continuou com Katy Perry, Britney Spears, Pabllo Vittar, Anitta e Marina Sena.

Confira a galeria de fotos da 24ª Parada da Diversidade Sexual do Ceará

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar