Corpus Christi: Prefeitura de Fortaleza decreta ponto facultativo na sexta, 20
Governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), já havia decretado também ponto facultativo na data.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), decretou ponto facultativo na sexta-feira, 20, um dia após o feriado de Corpus Christi. Anúncio foi feito pelas redes sociais nesta segunda, 16.
"Importante data de celebração da fé cristã. Serviços essenciais como Saúde e Segurança funcionam normalmente. Boa semana!", escreveu.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS - Governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), já havia decretado também ponto facultativo na data.
O governador Elmano de Freitas (PT) também decretou o ponto facultativo ressaltando a relevância da data para a “fé cristã”. No entanto, ele também anunciou que as atividades de serviços essenciais como saúde e segurança pública seguem normalmente.
Leia mais
O Ceará é o segundo estado mais católico do Brasil, atrás apenas do Piauí, com 77,4% de católicos autodeclarados, conforme os dados do Censo Demográfico Religiões 2022, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 6 de junho deste ano.
A pesquisa aponta que 70,4% da população cearense acima dos 10 anos de idade se denomina católica apostólica romana.
Para essa parcela da população do Estado, o feriado de Corpus Christi, cujas palavras em latim significam “corpo de cristo”, relembra a última ceia e celebra a presença de Jesus Cristo, na Eucaristia da missa - momento de consagração do pão e do vinho.
A comemoração de Corpus Christi é uma data móvel e sempre é celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade - que ocorre 60 dias após o domingo de Páscoa.
No Brasil, a data é feriado municipal em apenas 18 cidades, incluindo Fortaleza.
A tradição brasileira do festejo é marcada por missas, procissões e a confecção de tapetes coloridos, expostos por onde a procissão com o Santíssimo Sacramento passar.