Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Inec oferece curso gratuito de tecnologia para jovens do bairro Vila União

Projeto vai ofertar 70 vagas para jovens do bairro; aulas, que acontecerão presencialmente, têm previsão de início para setembro e atenderão pessoas de 10 a 22 anos
05:05 | Ago. 27, 2021
Autor Lara Vieira
Foto do autor
Lara Vieira Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) está com vagas abertas para jovens moradores do bairro Vila União, em Fortaleza, ingressarem no Labinec. As inscrições acontecem até a próxima sexta-feira, 27, através de formulário disponibilizado pela instituição. O projeto é voltado para crianças, jovens e adolescentes estudantes de instituições públicas, entre 10 e 22 anos. O objetivo é promover o uso e a apropriação de tecnologias, estimulando o potencial criativo e visando a inclusão digital e social.

A instituição oferece gratuitamente cursos na área de tecnologia, como Automação, Eletrônica, Eletroeletrônica e outros. No Vila União, especificamente, serão abertas turmas dos Cursos de Robótica, Jogos Digitais, Desenvolvimento de Aplicativos e UI/UX Design e Desenvolvimento Mobile. Serão ofertadas 50 vagas para crianças de 10 a 16 anos para os cursos de Jogos Digitais, Robótica e Desenvolvimento de Aplicativo serão ofertadas. Já para os cursos de UI/UX Design e Desenvolvimento Mobile, serão 20 vagas destinadas para jovens de 16 a 22 anos.

Ao todo, serão abertas 70 novas vagas para os jovens do bairro. As aulas devem iniciar no dia 20 de setembro, de forma presencial. A previsão de duração do curso é de seis meses.

Inscrições

Para se inscrever, os interessados devem realizar um pré-cadastro, preenchendo o formulário neste link. O retorno para confirmação de matrícula será feito por telefone.

Serviço - cursos de tecnologia do Inec

Clique aqui para acessar o formulário de pré-inscrição.

Para obter mais informações, basta entrar em contato por meio do número (85) 99247-7863, ou acesse o perfil no Instagram: @instituto_inec

Mais notícias de Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Centec oferta 540 vagas em cursos gratuitos no Ceará

Economia
15:43 | Ago. 13, 2021
Autor Irna Cavalcante
Foto do autor
Irna Cavalcante Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) abre na próxima segunda-feira, 16, inscrições para sete cursos gratuitos de formação inicial e continuada com aulas pela internet. Ao todo serão ofertadas 540 vagas. Os interessados devem ter idade a partir de 16 anos, morar em qualquer município cearense e estar em alguma situação de vulnerabilidade, como desempregados, com renda familiar de até um salário mínimo, dentre outros critérios.

As inscrições estarão abertas apenas no dia 16 de agosto no site da instituição. As formações são uma parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).  

O diretor de extensão tecnológica do Centec, Hermínio Lima, reforça que os candidatos devem verifiicar disponibilidade no horário das aulas e informar corretamente o e-mail e telefone no cadastro. “A comunicação dos professores com os alunos aprovados acontece através dos contatos informados e, infelizmente, temos muitos problemas com informações erradas, o que leva uma pessoa interessada a perder a oportunidade e ainda ficamos com vagas ociosas. Por isso, é preciso ter muita atenção ao preencher o cadastro”.  

Confira quais são os cursos ofertados:

· Noções do operador de caixa

· Eletricidade básica residencial

· Excelência no atendimento ao cliente

· Ferramentas digitais

· Fundamentos em empreendedorismo

· Noções de nutrição e educação alimentar

· Técnicas do assistente administrativo

Os cursos possuem carga horária de 40 horas, com aulas síncronas (transmissão ao vivo pela internet através do Google Sala de Aula) de 23 de agosto a 3 de setembro, de segunda a sexta-feira. O aluno precisa ter computador, notebook ou celular com acesso à internet. Cursos da área de informática não podem ser feitos pelo celular, apenas pelo computador ou notebook.

 

Critérios de seleção e pré-requisitos

· Morar no Ceará;

· Estar em alguma situação de vulnerabilidade socioeconômica (como desempregados, com renda mensal de até um salário-mínimo ou beneficiários do Cartão Mais Infância);

· Ter idade a partir de 16 anos;

· Além disso, cada formação tem critérios específicos, como escolaridade e perfil profissional.

. Os candidatos devem possuir a escolaridade mínima solicitada para cada curso. Só é permitida uma inscrição por pessoa. Caso sejam detectadas inconsistências (inscrições fora dos pré-requisitos desejados), o candidato será desclassificado.

Resultado

A relação com os nomes dos alunos aprovados será divulgada na sexta-feira, dia 20 de agosto, no site do Centec.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Centec oferta 1.020 vagas em 10 cursos online gratuitos nesta segunda

Oportunidade
22:51 | Ago. 06, 2021
Autor Lara Vieira
Foto do autor
Lara Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) vai disponibilizar 1.020 vagas para 10 cursos gratuitos de formação inicial e continuada. Os candidatos podem realizar as inscrições nos dias 9 e 10 de agosto, ou até esgotarem as vagas, no site da instituição. As aulas serão online, de segunda a sexta-feira, em diferentes turnos, e terão início no dia 16 de agosto. A relação com os nomes dos alunos aprovados será divulgada no dia 13 de agosto, também no portal oficial do Centec.

A oferta é fruto da parceria da instituição com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Segundo o Centec, estarão disponíveis os cursos de Eletricidade básica residencial; Excelência no atendimento ao cliente; Ferramentas digitais; Noções de educação financeira pessoal e familiar; Noções de informática e Noções de liderança e gestão de pessoas.

Estarão disponíveis, ainda, para a escolha dos candidatos os cursos de Noções do operador de caixa; Norma regulamentadora nº 10; Técnicas de negociação e vendas e Técnicas do assistente administrativo.

As formações são ofertadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) das cidades de Acaraú, Boa Viagem, Fortaleza, Fortim, Granja, Ipaumirim, Jucás, Limoeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Piquet Carneiro e Tauá. Contudo, podem participar moradores de qualquer cidade cearense, tendo em vista que as aulas são on-line, com a mediação de um professor.

Inscrições

Para realizar a inscrição, é exigido ser residente no Ceará e que o candidato se enquadre em alguma situação de vulnerabilidade socioeconômica, como desemprego, renda mensal de até um salário-mínimo ou beneficiários do Cartão Mais Infância. Além disso, o Centec declara que serão permitidos apenas indivíduos a partir de 16 anos. Por conta da modalidade online, é necessário, ainda, que o aluno possua computador, notebook ou celular com acesso à internet - cursos de TI não podem ser feitos pelo celular.

Além disso, é ressaltado que cada formação adotam critérios específicos, como escolaridade e perfil profissional. O Centec deixa claro, ainda, que os candidatos devem estar atentos durante o ato de inscrição, pois será permitida apenas uma inscrição por pessoa. Caso sejam detectadas inconsistências, como inscrições fora dos pré-requisitos desejados, o candidato será desclassificado.

Serviço:

Clique aqui para acessar o site da Instituição

Confira os detalhes de cada uma das capacitações:

Curso: Excelência no atendimento ao cliente
Turma 01: 13h às 17h (Tarde)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Acaraú e Fortaleza

Curso: Técnicas de negociação e vendas
Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Boa Viagem e Limoeiro do Norte

Curso: Técnicas do assistente administrativo
Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Pessoas cursando o 3o ano do Ensino Médio ou com Ensino Médio completo
Unidade do Centec: Boa Viagem

Curso: Noções de liderança e gestão de pessoas
Turma 01: 8h às 12h (Manhã)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Turma 03: 18h às 22h (Noite)
Turma 04: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio completo
Unidade do Centec: CVT Fortim, Jucás, Granja e Piquet Carneiro

Curso: Ferramentas digitais
Turma 01: 18h às 22h (Noite)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Escolaridade: Ensino Fundamental II completo e Ensino Médio incompleto e completo
Pré-requisito: Noções de informática
Unidade do Centec: CVT Fortim e Jucás

Curso: Eletricidade básica residencial
Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental I e II incompletos e Ensino Médio incompleto
Unidade do Centec: CVT Ipaumirim

Curso: Noções do operador de caixa
Turma 01: 13h às 17h (Tarde)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Tauá e Mauriti

Curso: Noções de educação financeira pessoal e familiar
Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental I e II incompletos e completo
Unidade do Centec: CVT Limoeiro do Norte

Curso: Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10)
Horário: 13h às 17h (Tarde)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Pré-requisito: Curso para profissionais do setor elétrico predial e áreas afins
Unidade do Centec: CVT Missão Velha

Curso: Noções de informática
Horário: 8h às 12h (Manhã)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental II completo e Ensino Médio incompleto e completo
Pré-requisito: 0(a) aluno(a) deve ter computador ou notebook com internet
Unidade do Centec: CVT Fortim

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Último dia para inscrições em curso gratuito com 500 vagas para bartender

ECONOMIA
10:57 | Ago. 05, 2021
Autor Beatriz Cavalcante
Foto do autor
Beatriz Cavalcante Autor
Ver perfil do autor
Tipo

Hoje, quinta-feira, 5 de agosto, é o último dia para inscrição no curso profissionalizante gratuito Learning for Life, que forma bartenders pelo Instituto Diageo. São 500 vagas disponíveis e a capacitação é online.

Segundo a entidade, a formação virtual já formou o triplo de pessoas do que no formato presencial: são mais de mil bartenders no Brasil, destes 100 no Ceará. 

O curso é para maiores de 18 anos de todo o País e em situação de vulnerabilidade, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.600, que estão cursando ou tenham Ensino Médio concluído e possuam computador/notebook ou smartphone com acesso à internet, pois a formação é online.

As inscrições é por meio de preenchimento do formulário que está no Instagram @learningforlife_br. Os candidatos serão contatados para uma entrevista por telefone e uma atividade que comprove o interesse na carreira de bartender. As aulas devem começar ainda em agosto e o curso tem duração de dois meses.

Dentre os conteúdos, haverá inteligência emocional, técnicas de vendas, combate ao assédio, consumo responsável de bebida alcoólica, entre outros, além do conhecimento para o preparo de drinks. Quem conclui o treinamento recebe certificação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags