Participamos do

Duna: veja 5 curiosidades sobre o filme que estreia nesta quinta, 21

Duna apresenta elenco com nomes de peso e tem no enredo uma história posicionada em um deserto interplanetário. Conheça cinco curiosidades do filme dirigido por Denis Villeneuve, que estreia nesta quinta, 21
22:54 | Out. 19, 2021
Autor Mateus Brisa
Foto do autor
Mateus Brisa Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um dos lançamentos do cinema mais aguardados do ano, o filme Duna apresenta elenco com nomes de peso e tem no enredo uma história posicionada em um deserto interplanetário. A estreia do filme nos cinemas brasileiros está prevista para esta quinta-feira, 21. Dirigido por Denis Villeneuve, o filme é baseado no livro Duna, de Frank Herbert.

1. Curiosidades de Duna: o filme de 2021 é a terceira adaptação dos livros

Antes do filme deste ano, esse universo já foi exibido em um longa dirigido por David Lynch, que foi lançado em 1984, e em uma minissérie exibida pela emissora Sci Fi Channel, em 2000.

2. Curiosidades de Duna: ator passou mais de 80 horas se maquiando

O sueco Stellan Skarsgård, conhecido por seu papel como Erik Selvig no Universo Cinematográfico da Marvel, revelou ter ficado mais de 30% de seu tempo das filmagens de Duna na cadeira de maquiagem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme o próprio ator divulgou, ele passava sete horas por dia recebendo tratamento da equipe de maquiagem para parecer ter mais peso. No filme, ele interpreta o barão Vladimir Harkonnen, que tem pouco tempo de tela, mas significativa importância para o enredo.

3. Curiosidades de Duna: compositor criou instrumentos para a trilha sonora

Hans Zimmer, um dos compositores mais conhecidos de Hollywood, é um fã dos livros originais de Duna. Por isso, aceitou o desafio de compor a trilha sonora do filme deste ano. Segundo revelado pelo portal Variety, o musicista criou instrumentos e elaborou uma linguagem própria para os arranjos musicais. O objetivo era fazer a trilha sonora do longa-metragem parecer ser “de outro mundo”, como acontece no enredo.

4. Curiosidades de Duna: cerca de mil figurinos foram confeccionados

Ao portal IndieWire, os figurinistas Jacqueline West e Bob Morgan revelaram que cerca de mil figurinos foram confeccionados para Duna. As inspirações vieram de diferentes fontes, desde as mitologias grega e romana até marcas famosas como Balenciaga. O desenvolvimento dos trajes foi auxiliado pelo detalhamento feito pelo autor dos livros, Frank Herbert.

5. Curiosidades de Duna: diretor preferiu recorrer menos aos efeitos visuais

Algumas cenas de Duna envolvem tempestades de areia, pois o planeta principal do enredo é um gigante deserto. O diretor do filme, Denis Villeneuve, preferiu emular uma tempestade durante as filmagens e deixar menos responsabilidade para o pessoal dos efeitos visuais.

“Foi um grande desafio para nós, ter areia e poeira voando pelos quatro cantos quando há atores que não só têm que aguentar essa situação, mas também têm que atuar nesse ambiente. Não é fácil”, relatou Gerd Nefzer, supervisor de efeitos especiais do longa-metragem.

MAIS NOTÍCIAS DE CURIOSIDADES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags