Berlim 2022: M. Night Shyamalan, de "O Sexto Sentido", presidirá júri

Conhecido pelos filmes de suspense e terror com reviravoltas, M. Night Shyamalan foi anunciado presidente do júri na 72ª edição do evento

Entre trabalhos recém-lançados e novos projetos previstos, o cineasta M. Night Shyamalan, reconhecido pelo suspense de sucesso "O Sexto Sentido", será presidente do júri do 72º Festival de Berlim, a ser realizado em fevereiro de 2022. O anúncio foi feito nesta terça, 19.

O evento alemão teve uma edição reduzida e híbrida em 2021, mas deve retomar não somente o formato presencial, mas o nível pré-pandemia no ano que vem. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nascido na Índia e naturalizado estadunidense, Shyamalan estreou em longas-metranges em 1992, mas despontou em 1999 após "O Sexto Sentido", que lhe valeu duas indicações ao Oscar.

Reconhecido por tramas de gênero que apostam em reviravoltas surpreendentes, o cineasta encontrou reconhecimento, mas também controvérsia. Muitos dos "twists" das produções passaram a ser questionados pela crítica e pelo público.

Longas como "A Dama na Água" (2006) e "Fim dos Tempos" (2008) marcaram o período mais delicado da carreira de Shyamalan, que apesar das críticas não abria mão da autoralidade. Após "O Último Mestre do Ar" (2010) e "Depois da Terra" (2013), porém, o diretor ficou marcado com pechas negativas.

É possível demarcar, porém, o crescimento de uma revisita crítica à filmografia de Shyamalan e, ainda, uma relação mais interessada às novas obras do diretor, em especial a partir de "A Visita" (2015). "Fragmentado" (2016) e "Vidro" (2019) compõem o período, que se seguiu com a recente estreia de "Tempo".

Além dos filmes, o diretor também se envolveu com a série "Servant", da Apple +, um drama de horror que acompanha uma casal em crise pessoal que acolhe uma jovem e misteriosa babá. A produção estreou em 2019 e deve ter a terceira temporada lançada no ano que vem.

Para 2023, um novo filme de suspense, "Knock at the Cabin", já foi anunciada, mas ainda não há detalhes sobre trama e elenco.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Festival de Berlim Berlinale Berlinale 2022 M. Night Shyamalan

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar