Preso suspeito de expulsar moradores de casa após briga entre facções em Morada Nova

Preso suspeito de expulsar moradores de casa após briga entre facções em Morada Nova

Identificado como José Witals da Silva Nazario, a captura aconteceu em São Paulo (SP), na manhã desta segunda-feira, 28

Um dos suspeitos de determinar a expulsão de moradores de casa do distrito de Uiraponga, no município de Morada Nova, a 167,62 quilômetros de Fortaleza, foi preso na manhã desta segunda-feira, 28. A prisão aconteceu pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) em São Paulo.

Identificado como José Witals da Silva Nazario, 25, ele teria ordenado a expulsão de alguns moradores da região após uma briga das facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Terceiro Comando Puro (TCP) pelo domínio territorial do local.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Leia Mais | Homem em fuga perde o controle, bate em carro de família e capota veículo em Maracanaú

Como O POVO mostrou anteriormente, o conflito no local iniciou após uma ruptura entre antigos aliados: Gilberto de Oliveira Cazuza, o “Gilberto Mingau”, de 35 anos, que integra a lista de Mais Procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e José Witals da Silva Nazário, o “Playboy”.

Gilberto chegou a integrar a Guardiões do Estado (GDE), mas rompeu com a facção e, hoje, pertence ao Terceiro Comando Puro (TCP). Conforme a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Witals era um dos subordinados de Gilberto, mas, após deixar a prisão em setembro de 2024, ele decidiu abandonar o grupo.

O POVO+ lança filme sobre relação entre crime organizado e política; ASSISTA

Witals teria resolvido permanecer na GDE e buscar o apoio de outros criminosos rivais de Gilberto Mingau, de forma a disputar o domínio de regiões do Vale do Jaguaribe, principalmente, Uiraponga. Assim, ele teria passado a ameaçar pessoas que, supostamente, seriam ligadas a Gilberto Mingau.

De acordo com a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), desde o início das ameaças ocorridas em Uiraponga, as forças de segurança vêm realizando ações ostensivas, com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), e investigativas, com a PCCE, para identificar e prender tanto os mandantes quanto os executores dos crimes.

Ainda segundo a corporação, mais detalhes da prisão envolvendo o criminoso serão divulgadas em coletiva de imprensa, às 11 horas, desta segunda-feira, 28, no prédio da Delegacia-Geral da PC-CE, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar