Projeto Samuzinho: crianças aprendem sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros
A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará contou com a presença de 70 pequenos voluntários para aulas sobre prevenção de acidentes nessa terça-feira, 29
Projeto Samuzinho levou levou os alunos de 6 a 12 anos de idade a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará, no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nessa terça-feira, 29.
Atividade ensina sobre prevenção de acidentes, a maneira correta de acionar socorro e o papel de cada cidadão na promoção da saúde e segurança.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ceará recebe 11 novas ambulâncias do Samu para reforçar o atendimento de urgência; SAIBA
Leia mais
A ação contou com a presença de 70 voluntários mirins. "É importante levar o conhecimento às crianças e mostrar como devem agir em situações de urgência, saber o número que deve acionar, para quando precisar chamar a equipe do Samu", define o superintendente do Serviço, Nilson Mendonça Filho.
Uma das participantes foi a pequena Ágatha Emilly Silva, 5, moradora de Maracanaú, também na RMF. A mãe, Ana Angélica, elogiou a programação.
"Ficamos sabendo da ação do Samuzinho pelas redes sociais e viemos hoje. Inscrevi a minha filha para conhecer a importância de saber sobre o Atendimento Pré-Hospitalar (APH)”, informa. Houve certificação.
Entenda a origem do Projeto Samuzinho
O Samuzinho busca incentivar o desenvolvimento da cidadania e da responsabilidade social desde a infância. O projeto é idealizado pelo Núcleo de Educação em Urgências do Serviço (NEU).
"Minha filha começou a gostar do pré-hospitalar por meio de um curso que comecei a fazer de APH. Atualmente estou cursando técnico de enfermagem. Ela acompanhou as aulas e vem se dedicando", afirma a genitora.
A criançada conheceu a Central de Regulação de Urgências do Samu, com visita guiada, realizada pela enfermeira Samyla Citó. Na ocasião, a profissional explicou como funciona a central de atendimento do Órgão.
Logo, os participantes também tiveram aula teórica e prática de como acionar o equipamento e também como agir numa situação de urgência.
"O Projeto Samuzinho é muito importante, pois sempre temos um conhecido que podemos precisar e, assim, poder ajudar. Achei muito legal e aprendi muito", descreve a aluna Ana Clara Miranda, 10.
Além disso, a turma conheceu uma ambulância por dentro em funcionamento. Bem como receberam explicações sobre a importância de não passar trote para o número 192.
Idealizado pelo NEU, o projeto é uma iniciativa do Samu Ceará, unidade gerida pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Assim, é apresentada como uma extensão das atividades desenvolvidas nas escolas.
Serviço
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Telefone: 192
Funcionamento: 24 horas