Com mais de 700kg de tilápia, cidade de Santa Catarina faz o maior caldo de peixe do Brasil

O alimento é preparado como parte da Festa Regional da Tilápia, na cidade Armazé, Santa Catarina. É esperado que mais de 2.500 litros de caldo sejam feitos. Confira

Setecentos quilos de tilápia misturados em mais de 500 kg de temperos em uma panela que pesa mais de 12 toneladas. Tudo isso para fazer o maior caldo de peixe do Brasil. A receita de proporções colossais é o carro-chefe da Festa Regional da Tilápia, que ocorre na cidade de Armazém, interior de Santa Catarina.

No sábado, 27, e no domingo, 28, ocorrerá a 3ª edição da Festa. A prefeitura de Armazém, cidade localizada a 170 km de Florianópolis, espera receber mais de 4 mil pessoas para degustação gratuita dos quase 2.500 litros do caldo de tilápia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Caldo gigante de tilápia: horas de preparação e utensílios igualmente gigantes

Ao portal SC Todo Dia, Edson Loffi Feuser, responsável pela preparação do prato, conta que o caldo começará a ser preparado antes do amanhecer, por volta das 4h da madrugada do domingo, 28. A meta é que a iguaria seja servida ao meio-dia.

Durante o cozimento, além de peixe e água, serão utilizados cebola, folhas de louro, tomate, salsinha, alho poró e banha de porco. Para manusear toda a mistura, os cozinheiros precisam se apoiar em uma plataforma elevada ao redor do caldeirão.

Para servir o caldo, uma retroescavadeira adaptada com uma colher gigante é utilizada para despejar o preparo em um funil, onde é dividido em panelas menores. Logo em seguida, o alimento é distribuído gratuitamente para os visitantes da Feira.

Panela gigante nasceu em São Paulo e é herança de família

Apesar da festa ser catarinense, a panela utilizada para preparar o maior caldo de peixe do Brasil tem origens paulistas. Segundo o portal g1 SC, o objeto capaz de comportar quase 7,5 mil litros de água, foi fundido na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.

As partes foram levadas para Joinville, norte de Santa Catarina, onde foi montada. Ela pertencia ao empresário José Bittencourt Rodrigues, natural de Armazém, que cedia o caldeirão para a festa. José morreu em 2023, mas sua família garantiu que manterá a tradição emprestando a panela gigante para o festival. 

Caldo de tilápia na Capital Catarinense da Tilápia

Uma lei de Santa Catarina de 2019 concedeu a Armazém o título de Capital Catarinense da Tilápia. Em 2022 ocorreu a 1ª edição da Festa Regional da Tilápia. O evento conta com apresentações musicais, exposições e feiras.

Caldo gigante de tilápia versus Panelada gigante

Quando se trata de recordes de comida, o Ceará também tem seu destaque. Em 2023, o Mercado São Sebastião, em Fortaleza, bateu o recorde de “maior panelada do mundo, ao preparar 566 kg da iguaria.

A marca foi atingida durante o 1º Festival Gastronômico do Mercado. Após a pesagem, o prato, típico da culinária nordestina, foi distribuído gratuitamente para as pessoas que participaram do evento.

O Mercado São Sebastião é conhecido por quebrar barreiras em assuntos de comida. Em 2019, o local abrigou a maior buchada do mundo. O alimento feito com rins, fígados e vísceras de bode totalizou o peso de 135 kg e rendeu cerca de 1.500 porções que também foram distribuídas ao público.

 

LEIA MAIS | Panelada gigante é distribuída gratuitamente em festival no Ceará

O Ceará também tem histórico promissor no contexto de doces gigantes. O Engenho Tradição, localizado em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), produziu a maior rapadura do mundo em setembro de 2023, quebrando o recorde mundial, que até pertencia a Pindoretama, também no Ceará. 

A produção do Engenho Tradição contou com três equipes em revezamento, que atuaram 24 horas por dia. Ao todo foram utilizados mais de 100 toneladas de cana de açúcar no preparo da rapadura com mais de 10 toneladas.

O recorde anterior era do Engenho Almeida, em Pindoretama, também na RMF. Pesando 9,8 toneladas, o doce produzido por eles tinha mais de 4 metros de comprimento e 2,1 metros de largura.

LEIA MAIS | Comida gigante em Fortaleza: restaurantes que apostam no tamanho

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tilapia santa catarina caldo gigante panelada

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar