Rossetto tenta retomar vaga no Fortaleza em disputa com Pol Fernández para Clássico-Rei

Camisa 20 quer recuperar espaço no Tricolor após começar 2025 lesionado e encara concorrência do experiente argentino para o Clássico-Rei do próximo sábado, 15

15:31 | Mar. 13, 2025

Por: Afonso Ribeiro
FORTALEZA-CE, BRASIL, 07-11-2024: Entrevista com Matheus Rossetto, volante do time Fortaleza. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

Setor fundamental na equipe de Juan Pablo Vojvoda, o meio-campo do Fortaleza tem disputa por posição entre um dos destaques de 2024 e uma das principais contratações para 2025. Antes titular, Matheus Rossetto tenta recuperar a vaga na disputa com Pol Fernández para o primeiro jogo da final do Campeonato Cearense, diante do Ceará, neste sábado, 15, às 16h30min, na Arena Castelão.

Contratado pelo Tricolor no ano passado, Rossetto se firmou no Pici na segunda metade da temporada e virou peça importante do time, quarto colocado da Série A — tanto que renovou contrato até o fim de 2027. Neste ano, porém, foi ausência nos primeiros jogos em razão de uma lesão e só estreou em 11 de fevereiro, na derrota por 2 a 1 para o Altos-PI, pela Copa do Nordeste.

A segunda atuação — em que teve bom desempenho — foi na goleada por 4 a 0 sobre o Ferroviário, no último dia 5, também pelo torneio regional. Naquele Clássico das Cores, o camisa 20 formou parceria com Martínez e Pochettino no meio-campo e voltou a mostrar bom poder de marcação e qualidade na construção de jogadas, alternando entre estilo cadenciado e passes em profundidade.

Para este ano, porém, o catarinense de 28 anos ganhou um concorrente de peso na posição: o experiente argentino Pol Fernández, que era titular do Boca Juniors. O novo camisa 5 abriu a passagem no Leão como titular e parece ser a opção prioritária de Vojvoda. Até o momento, disputou nove partidas.

Mesmo depois da boa atuação de Rossetto no confronto do Nordestão, Pol voltou a ser titular no embate contra o Ferroviário do sábado passado, 8, pela semifinal do Campeonato Cearense, compondo o trio ao lado dos compatriotas Martínez e Pochettino.

O volante de 33 anos qualifica a saída de bola do Fortaleza, sobretudo em passes longos, mas pecou defensivamente e também não construção de jogadas contra adversários de maior nível de exigência, como o próprio Ceará e o Vitória. A marcação-pressão sobre Pol também complicou a dinâmica do meio-campo tricolor.

A concorrência por um lugar na equipe agora tem como foco o Clássico-Rei decisivo do Estadual. No primeiro duelo do ano diante do Ceará, Pol cometeu falha no segundo gol alvinegro, marcado por Pedro Henrique. Rossetto assistiu ao revés por 2 a 1 do banco de reservas.

"Eu vejo que o Rossetto mostrou mais equilíbrio ao time quando acionado. A distribuição de jogo para a equipe fica mais fluida, gerando mais conforto aos demais atletas. Pol possui uma característica para um jogo mais reativo, em que seu passe longo poderá ser melhor utilizado em benefício do time. São dois jogadores de muita qualidade, mas Rossetto, hoje, vejo mais equilibrado para ser titular do meio-campo da equipe tricolor", avaliou Thiago Minhoca, comentarista da Rádio O POVO CBN.