Fortaleza negocia empréstimo de Cardona ao Talleres, da Argentina
Zagueiro de 29 anos deve defender a equipe argentina até o fim de 2025, com opção de compra fixada. Camisa 25 atuou apenas duas vezes na atual temporada
Sem espaço no elenco do Fortaleza em 2025, Tomás Cardona deve retornar ao futebol argentino. O zagueiro tem negociação em andamento para defender o Talleres-ARG até o fim deste ano, com opção de compra fixada. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Cesar Luis Merlo e confirmada pelo Esportes O POVO.
O camisa 25 já estava na mira de algumas equipes do continente nas últimas semanas, inclusive do Vélez Sarsfield, atual campeão argentino, mas recusou. Nos últimos jogos, Cardona ficou fora até do banco de reservas, o que fez o cenário mudar. A janela do país vizinho seguirá aberta até 12 de março.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Como Tomás Cardona tem contrato até o fim de 2026, o Fortaleza avalia um empréstimo como uma boa oportunidade, já que é um jogador pouco utilizado. O Tricolor é dono de 100% dos direitos econômicos, adquiridos por cerca de R$ 3 milhões na cotação da época (625 mil dólares).
Leia mais
O camisa 25 viu a concorrência aumentar na defesa com as chegadas de David Luiz e Gastón Ávila — que atuam pelo lado esquerdo — e também no número de estrangeiros, o que seria um empecilho em competições da CBF, por exemplo. Com as contratações de Pol Fernández e Dylan Borrero, o Leão tem 11 "gringos" no grupo de atletas.
Em 2025, o zagueiro atuou apenas duas vezes, sendo titular nas vitórias sobre Horizonte (3 a 1) e Maracanã (1 a 0), ambas pelo Campeonato Cearense.
A carreira de Tomás Cardona
Revelado pelo Defensa y Justicia-ARG, Cardona também passou por Godoy Cruz-ARG e Las Palmas-ESP antes de retornar ao clube de origem em 2021. A temporada de maior destaque foi 2023, quando disputou 47 jogos, marcou três gols e deu uma assistência. O desempenhou despertou o interesse do Fortaleza, que o contratou no ano seguinte.
Pelo Tricolor, o zagueiro argentino atuou 38 vezes e conquistou o título da Copa do Nordeste de 2024.