Com Vojvoda, Pikachu vira arma ofensiva no Leão e é o 5º jogador que mais participa de gols na Série A

Jogador soma quatro tentos marcados e cinco assistências. Dos 30 pontos que o Leão conquistou em 15 rodadas, 13 passam fundamentalmente por Yago Pikachu.

Quando Juan Pablo Vojvoda adotou um esquema com três zagueiros no Fortaleza, sendo Tinga o defensor pelo lado direito, Yago Pikachu encaixou como uma luva no time. Atuando solto pela ala-direita, ele tem liberdade para ir ao ataque sem se preocupar em deixar o lado em que atua desguarnecido.

Os números dele provam isso. Segundo o site SofaScore, especializado em escaltes, Pikachu é o quinto jogador com mais participações em gols na Série A do Brasileiro, empatado com David Terans do Athletico-PR. Os dois possuem 4 tentos marcados e 5 assistências para gol.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Isso significa que no Fortaleza, ninguém, nem mesmo o artilheiro Robson, com sete gols marcados, tem sido tão importante para o Leão sustentar o segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 25 gols, empatado com Flamengo e Red Bull.

Pikachu e Robson, aliás, têm formado uma boa parceria quando o assunto é bola na rede. Além de serem os dois principais goleadores do Tricolor na elite, das cinco assistências executadas pelo ala-direito, três foram para o camisa 7 (contra RB Bragantino, Chapecoense e Fluminense).

Chama atenção também como as participações diretas do camisa 22 em gols são decisivas. Das nove que ele acumula, sete foram essenciais para os resultados finais e, consequentemente, para os pontos que o Fortaleza conquistou.

A começar pela estreia, contra o Atlético-MG, fora de casa. Pikachu empatou e virou o jogo, em pleno Mineirão.contra a Chapecoense, na 8ª rodada, ele fez o terceiro gol da vitória por 3 a 2, no Castelão.

Com relação às assistências, serviu Robson para o segundo gol (da virada) contra a Chape — que garantiria pelo menos um empate —, já havia dado um passe para o mesmo atacante no gol de empate contra o Fluminense, na 5ª rodada, e repetiu a dobradinha no passe para o tento único da vitória sobre o RB Bragantino, na 13ª.

Nessa conta, entra também a assistência recente para Torres marcar o gol da vitória sobre o Palmeiras no Allianz Parque. Fazendo os cálculos, 13 dos 30 pontos que o Leão conquistou em 15 rodadas passam fundamentalmente por Yago Pikachu.

Ele ainda contribuiu na goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, na 2ª rodada, marcando um gol e deu uma assistência nos 4 a 0 sobre o América, na 10ª rodada, mas nesses duelos o Tricolor sobrou e o ala-direita não foi decisivo.

Devido a importância que tem no time, Vojvoda não costuma mexer no jogador quando faz alterações de uma partida para outra. Pikachu jogou os 15 duelos do Fortaleza na Série A até aqui e só não começou como titular na estreia, diante do Galo. depois daquela atuação, entretanto, virou peça intocável pelo argentino.

Jogadores com mais participações em gols na Série A:

1º - Hulk/Atlético-MG 12 (7 gols + 5 assistências)
2º - Gustavo Scarpa/Palmeiras 11 (3 gols + 8 assistências)
3º - Edenílson/Inter 10 (6 gols + 4 assistências)
4º - Ytalo/RB Bragantino 9 (6 gols + 3 assistências)
5º - Pikachu/Fortaleza 9 (4 gols + 5 assistências)
       David Terans/Athletico-PR 9 (4 gols + 5 assistências)

Fonte: SofaScore

Copa do Brasil

Yago Pikachu também tem boa parcela de contribuição para o Fortaleza ter chegado entre os oito melhores clubes da Copa do Brasil. No torneio, ele acumula um gol e duas assistências.

O tento foi marcado na segunda fase, contra o Ypiranga-RS. Ele acertou uma bela cobrança de falta da entrada da área e deu ao Tricolor a vitória por 1 a 0. Na fase seguinte, no duelo de volta contra o Ceará, o camisa 22 deu a assistência para o terceiro gol do Leão. Não se pode dizer que foi uma participação decisiva, mas por ter sido em Clássico-Rei tem um valor especial.

Nas oitavas de final, contra o CRB, porém, Pikachu voltou a ser decisivo. No duelo de volta, no estádio Rei Pelé, foi dele o passe para Wellington Paulista fazer 1 a 0 e carimbar a classificação tricolor.

O ala-direita também marcou um gol pelo Estadual, na goleada por 6 a 0 sobre o Atlético-CE, na semifinal. Ao todo, ele soma seis tentos em 28 jogos pelo Leão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza Esporte Clube Pikachu arma ofensiva Fortaleza Pikachu participações em gols Yago Pikachu números Fortaleza Pikachu gols e assistências

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar