Fortaleza tem desempenhos distintos entre o primeiro e o segundo tempos contra o Flamengo

O Leão esteve abaixo do que tem apresentado na Série A, na primeira etapa contra os cariocas, e voltou para os 45 minutos restantes com outra postura

A derrota do Fortaleza para o Flamengo por 2 a 1, o primeiro revés tricolor do Brasileirão, na última quarta-feira, 23, foi marcada por duas posturas diferentes do Tricolor entre a primeira e a segunda etapas. No tempo inicial, o Leão cedeu muitos espaços ao adversário, acumulou erros individuais e pouco ameaçou o Rubro-negro. Na metade final do jogo, a equipe do Pici entrou mais concentrada, intensa e ocupando mais o setor ofensivo.

O Fortaleza entrou em campo com desempenho abaixo do que tem apresentado desde a chagada do técnico Juan Pablo Vojvoda. A equipe cearense cedeu à pressão inicial Flamengo e teve duas falhas defensivas, uma delas resultando em gol. A primeira, com pouco mais de um minuto de jogo, Felipe Alves errou um passe e os cariocas quase marcaram. Na outra, o volante Felipe perdeu a bola na pequena área e gerou o tento de Bruno Henrique.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

+Do futebol europeu para o Fortaleza: esquema com três zagueiros é o sistema tático da vez

+Lucas Crispim presenteia Neymar com camisa do Fortaleza; veja foto

Os números do primeiro tempo refletem a disparidade das equipes nesta etapa do jogo. Segundo o FootStats (aplicativo estatístico de futebol), o Fortaleza trocou 100 passes – 83 certos –, enquanto o time Gávea teve 249. No quesito finalizações, o Flamengo chegou a 14 contra 5 do Leão.

Na segunda metade do confronto, os números do Leão melhoraram devido à mudança de postura na partida. As entradas de Romarinho no lugar de Matheus Vargas e de Ronald na posição do Felipe deram mais intensidade. O Fortaleza trocou 120 passes nesta etapa e reduziu os do Flamengo a 175.

As finalizações no segundo tempo também melhoraram. O Fortaleza manteve o mesmo número da primeira etapa, cinco, porém nos 45 minutos iniciais, a equipe tricolor acertou uma e errou quatro, na segunda etapa, teve o número oposto, com quatro no alvo e só uma fora, que foi na trave. Outro ponto foi a redução de chutes do Flamengo caindo para cinco.

+Fortaleza sonda volante Ryller e esbarra em alta pedida de clube português 

+Copa do Brasil: Fortaleza enfrenta CRB-AL nas oitavas de final; Leão decide fora

O mapa de calor do confronto, retirado do Footstats, é outro ponto de análise que mostra a mudança de comportamento do Fortaleza. A primeira metade do jogo a equipe cearense ficou concentrada na defesa, já os Rubro-negros ocuparam o campo de ataque e ameaçaram principalmente pela esquerda.

No segundo tempo, o Fortaleza ocupou mais o território adversário e ofereceu perigo principalmente pelos lados campo. O Flamengo foi obrigado a “dissipar” os atletas pelo gramado e mudar a estratégia de ataque, usando outros setores além do lado esquerdo.

Mapa de calor do segundo tempo entre Flamengo e Fortaleza
Mapa de calor do segundo tempo entre Flamengo e Fortaleza (Foto: Footstats )

A mudança de desempenho e postura em relação as etapas foi algo notado pelo técnico tricolor, Juan Pablo Vojvoda. O argentino falou em coletiva pós-jogo sobre a melhora do Fortaleza.

"No primeiro tempo, nós estivemos muito erráticos, erramos muitos passes na zona de início, a nossa intensidade não foi boa. Se não temos intensidade é uma equipe normal, regular. Com intensidade, dinâmica e crendo que se pode, somos uma equipe competitiva", analisou, Vojvoda. " Creio que comportamento interfere muito no futebol. Na tática, com Ronald e Éderson bem posicionados com dupla de volantes e Romarinho como um segundo atacante, pudemos ter um melhor funcionamento", concluiu o treinador do Leão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza Esporte Clube Clube de Regatas do Flamengo Flamengo x Fortaleza primeiro tempo ruim do fortaleza contra o Flamengo número do primeiro tempo do fortaleza contra o Flamengo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar